10:48hs
Sábado, 20 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Geral - Noticias
18/07/2012 09h02

Câncer de próstata Cientistas criam tratamento menos agressivo para câncer de próstata

Cientistas criam tratamento menos agressivo para câncer de próstata


Técnica desenvolvida nos EUA utiliza nanopartículas de ouro e folha de chá.
Com poucas aplicações, tumor reduziria de tamanho em 28 dias.


Uma nova técnica criada para combater o câncer de próstata, desenvolvida por pesquisadores dos Estados Unidos, promete reduzir a exposição de pacientes a produtos químicos embutidos nas doses de quimioterapia e aumentar a qualidade de vida durante o tratamento, já que órgãos vitais ficariam menos prejudicados.

De acordo com estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Missouri, publicado nesta segunda-feira (16) na revista da Academia Americana de Ciências, a “PNAS”, a nova técnica consiste em tratar os tumores com nanopartículas de ouro e um composto encontrado em folhas de chá.

Kattesh Katti, professor de radiologia e física da Escola de Medicina da universidade, disse que sua equipe descobriu na folha de chá um composto especial que é atraído por células cancerígenas dos tumores. Ele disse ainda que esse composto ajudaria a “entregar” ao tumor as nanopartículas de ouro radioativas, destruindo as células tumorais de forma eficiente.

Atualmente, o tratamento de câncer de próstata injeta centenas de “sementes” radioativas na próstata. No entanto, de acordo com o estudiosos, o tratamento não é eficaz no caso de tumores agressivos.

Tumor reduziria em 28 dias

No artigo da “PNAS”, os cientistas de Missouri apresentam um método que, em vez de aplicar várias injeções, seriam utilizadas no máximo duas. Com isso, o tumor reduziria de tamanho em 28 dias. Entretanto, os testes com esta metodologia foram aplicados apenas em camundongos e, futuramente, ocorrerá em cães. Ainda não há um prazo para que o tratamento aconteça com humanos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre todos os tipos de câncer no Brasil, o de próstata ainda atinge mais os homens que o de mama afeta as mulheres. Apesar de a próstata ser o problema mais frequente nos homens, com 60.180 novos casos previstos para 2012, o câncer de pulmão mata mais.

Casos previstos de câncer em homens no Brasil*

Próstata – 60.180

Traqueia, brônquios e pulmões – 17.210

Cólon e reto – 14.180

Estômago – 12.670

Cavidade oral – 9.990



Cânceres que mais matam homens no Brasil**

Traqueia, brônquios e pulmões – 13.677

Próstata – 12.778

Estômago – 8.633

Cólon, reto e ânus – 6.452

Esôfago – 5.923

* Estimativas para 2012
**Dados de 2010 do SUS


Fonte: G1

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br