11:15hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Geral - Noticias
30/05/2012 17h09

Emater 5º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural recebe inscrições até 31 de agosto

5º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural recebe inscrições até 31 de agosto


Concurso será oficializado nesta sexta-feira, às 9h, na sede da Emater-MG, em BH

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) abre nesta quinta-feira, dia 31/05, as inscrições para o 5º Prêmio de Criatividade Rural. Os interessados terão o prazo até o dia 31 de agosto para inscrever o projeto, que deverá apresentar um técnico responsável, conforme regras do edital do concurso já disponibilizado no portal da empresa (www.emater.mg.gov.br).

Destinado a estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas criadas por agricultores e pecuaristas, a 5ª edição do Prêmio será lançada oficialmente, na próxima sexta-feira, dia 01/06, às 9 horas, na sede da empresa, em Belo Horizonte, na av. Raja Gabaglia, 1.626.

Sob o lema “Boas Ideias para melhorar a vida no campo”, o Criatividade Rural de 2012 elegerá os cinco melhores projetos e premiará os respectivos produtores e técnicos. Os prêmios, em forma de bens, serão adquiridos com recursos específicos, repassados pelo Banco do Brasil, instituição patrocinadora do evento.

De acordo com as normas, as obras deverão gerar impacto positivo no campo social, econômico, cultural e ambiental. Para tanto a comissão jugadora levará em conta critérios de criatividade, exequibilidade, sustentabilidade, potencial de inclusão social e mérito. Cada critério corresponde a um peso específico, que varia de um a quatro.

De acordo o cronograma do concurso, os vencedores terão seus nomes divulgados em 26 de outubro. Já a premiação está marcada para 06 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, profissional de variadas graduações que atua no serviços de extensão rural.

Segundo o coordenador técnico Wilson Rosa, um dos organizadores do Prêmio Criatividade Rural, agricultores e pecuaristas estão sempre criando soluções para facilitar o dia a dia no campo, aumentar a produtividade das atividades rurais, gerar mais renda, diminuir custos de produção e aproveitar recursos disponíveis nas propriedades. “Muitas vezes são inovações simples e de baixo custo, mas que permanecem no anonimato, se não tiver um incentivo para valorizar e reconhecer estas iniciativas” argumenta.

De acordo Rosa, em edições anteriores, o Prêmio de Criatividade Rural descobriu vários talentos e criações inteligentes e práticas, desenvolvidas por agricultores, que já estão disponíveis e ao alcance de muitos, trazendo soluções simples para problemas, muitas vezes considerados de difícil solução. Entre alguns equipamentos ganhadores dos últimos concursos estão: a armadilha para controle da mosca de chifre (um parasita bovino); o torno multiuso a pedal, usado na fabricação de caixas para apiário e formas variadas; o rebobinador caseiro de fita gotejadora, que facilita o processo de irrigação por gotejamento; e a colhedeira manual de mamona, que dá mais eficiência na colheita da oleaginosa e a ainda protege as mãos dos colhedores.

No último ano, quando foi realizado o 4º Prêmio de Criatividade Rural, a Emater-MG recebeu a inscrição de 160 projetos de todas as regiões do Estado, o que na avaliação do coordenador técnico, “mostra o crescente interesse dos participantes, no concurso”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG