22:19hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Geral - Noticias
23/04/2017 09h30

Guarda terá rondas setoriais; Haddad critica prioridade

O secretário de Segurança Urbana da capital, o coronel da PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, afirmou que está em curso uma reorganização da Guarda Civil Metropolitana (GCM). "Assim, aumentamos significativamente as rondas em escolas e vamos dividir por setor."

Segundo ele, anteriormente, a ronda se fixava nas escolas e deixava de atender as unidades de saúde, mesmo que estivessem em um mesmo complexo. "É preciso um olhar mais abrangente, eclético. Vamos mapear os setores e criar um cartão de prioridade de policiamento (como na PM), instituindo uma ronda inteligente que melhore a utilização de nosso meios."

Assim, embora o efetivo de guardas no programa de Proteção Escolar tenha diminuído de 266 em 1.º de janeiro para 239 em 4 de abril, o total de iniciativas, segundo a secretaria, cresceu de 8.175 rondas para 12.795 em janeiro e em fevereiro.

A aposta nas patrulhas deve tornar a forma de trabalho da Guarda semelhante à da PM. Ex-secretário de Segurança Urbana da gestão Fernando Haddad (PT), o promotor Roberto Porto diz que a Guarda sempre "teve a tendência de ocupar o papel da PM, o que não é função dela". Por isso, segundo ele, as ações sociais e de policiamento comunitário eram sua prioridade. "Queria a Guarda próxima do cidadão."

Para o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), "não existia a política de esterilizar quatro, seis homens para tomar conta de um monumento, como acontece perto da minha casa (referindo-se ao monumento à imigração japonesa)."

Efetivo. O presidente do Sindicato dos Guardas Civis de São Paulo (Sindguardas), Clóvis Roberto Pereira, diz que a redistribuição de efetivo feita pela atual gestão atende a uma mudança de foco para zeladoria urbana. Segundo ele, a mudança de orientação não é "natural", pois o principal problema da GCM não é a forma como é empregada, mas o envelhecimento de efetivo. "A idade média dos guardas hoje é de 40 anos.

Para enfrentar esse problema, Porto destaca que fez "o primeiro concurso para a Guarda após nove anos". Mas a gestão Haddad - segundo ele - chamou apenas 500 dos 1.500 aprovados no concurso. Agora, a gestão Doria informou que está convocando 200 aprovados.

Atualmente, a GCM tem 5.788 homens, dos quais 70% têm idade entre 40 a 60 anos. "Os efeitos da falta de efetivo só não são maiores por causa da Dead (Diária Especial de Atividade Complementar)", disse Pereira. A Deac é uma espécie de operação delegada - o bico oficial. Só na ronda escolar existem 54 vagas para guardas, divididas em dois períodos (manhã e noite), compensando em parte a redução de efetivo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG