03:10hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Geral - Noticias
17/02/2011 16h52

Horário de verão Termina no próximo domingo (20)

Horário de verão: Termina no próximo domingo (20)


17/02/2011 - A alteração do horário de verão, que começou no terceiro domingo do mês de outubro, termina o ciclo no próximo domingo (20), quando os brasileiros deverão atrasar em uma hora os ponteiros do relógio.

O horário de verão, que dura quatro meses, tem como objetivo desacelerar o ritmo da demanda no horário de ponta — faixa das 18h às 21h, momento em que o consumo de energia é mais intenso nas residências.

Segundo o Decreto de nº 6.558, a partir de 2008, o plano dedicado ao horário de verão deve seguir todos os anos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na prática, além da redução da carga consumida, a ação também colabora para que a luz natural seja aproveitada de forma mais intensa.

Segundo especialistas, exatamente nesta temporada, os dias são mais longos devido a posição da terra em relação ao sol. Este fator faz com que a luminosidade se estenda por mais tempo. Outro fator fica por conta da produção industrial que aquece no período natalino, além do aumento do calor no verão.

Nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou a redução média de aproximadamente 5% na demanda por energia durante o horário de ponta. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, aproximadamente dois mil megawatts a cada ano.


fonte: Ministério de Minas e Energia

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG