08:37hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Geral - Noticias
22/08/2013 10h56

Novas ambulâncias beneficiam população de 410 municípios de Minas Gerais

Governo de Minas investiu R$ 21,73 milhões.

O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), responsável por garantir o deslocamento do paciente de forma eficiente e humanizada, para realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio, ganhou reforço de 477 novas ambulâncias, que irão beneficiar 410 municípios de Minas Gerais. A entrega dos veículos, modelos Fiat Doblô e Renault Kangoo, foi realizada no começo do mês na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O Governo de Minas investiu R$ 21,73 milhões para a aquisição das ambulâncias, equipadas com maca fixa de alumínio e cilindro de oxigênio de cinco litros.

Entre as cidades beneficiadas estão Andrelândia, Baependi, Bocaina de Minas, Carmo de Minas, Carvalhos, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzilia, Itamonte, Itanhandu, São Vicente de Minas, Seritinga, Serranos e Virgínia.

O governador Antonio Anastasia, durante entrevista, ressaltou que a entrega dos novos veículos de saúde atende às reivindicações dos prefeitos mineiros. Ele lembrou que o sistema de transporte em saúde oferece conforto e segurança às pessoas, além de permitir que o paciente faça o seu tratamento de maneira adequada. A entrega das ambulâncias, segundo o governador, faz parte de um planejamento maior para garantir robustez ao sistema hospitalar mineiro. 

Em oito anos de implantação e de gerenciamento pela Secretaria de Estado de Saúde, o Sets vem demonstrando grandes resultados. O número de pessoas que utilizam este serviço vem crescendo anualmente. Em 2012, houve um aumento de 27% em relação a 2011, com o transporte de cerca de 2,3 milhões de pessoas. Além disso, houve redução de até 75,9% nos custos das prefeituras, segundo pesquisa econômico-financeira realizada em 2009 com mais de 160 municípios. Pesquisa de satisfação do usuário realizada em outubro de 2011 mostra que 95,8% dos usuários estão satisfeitos com o serviço.

Funcionamento

Por meio de um sistema via web, liberado a todos os municípios contemplados com o módulo eletivo do Sets, são realizados os agendamentos dos pacientes, aos destinos previamente pactuados entre os gestores de saúde dos municípios. Após o agendamento, o sistema emite o bilhete de passagem, informando a placa do veículo em que será feito o trajeto, o horário e o número do assento do passageiro.

Este sistema é utilizado também pela coordenação estadual e pelo consórcio gerente do serviço na região para acompanhar o desempenho do serviço. O sistema de agendamento também auxilia na organização do serviço no consórcio, uma vez que, antes mesmo da chegada do veículo a sua clínica, o estabelecimento saberá a quantidade de pacientes que foram destinados e de qual localidade eles são.

De maneira simples e rápida, também garante informações sobre o número de pessoas transportadas (pacientes e acompanhantes), localidade de origem e destino, faixa etária e quantidade de faltas que há no sistema.

Os veículos do Sets contam com rastreamento via GPRS, sendo monitorados 24 horas do dia. Assim, é possível acompanhar a localização, a velocidade do tráfego, a duração da viagem e a quilometragem total percorrida.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br