03:57hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Geral - Noticias
20/06/2012 14h28

São Lourenço A importância de médicos especialistas

A importância de médicos especialistas

Filipe Nacle Gannam, médico especialista em alergia e imunologia, de São Lourenço.

 

Dr. Filipe Gannam faz um alerta sobre a importância de procurar médicos que se especializam em determinadas áreas

 

O médico Filipe  Nacle Gannam, especialista em alergia e imunologia, participa de diversos congressos e cursos para passar aos seus pacientes mais informações sobre suas especialidades, que estão sendo cada vez mais solicitadas pela população.

 

Dr. Filipe conquistou cinco títulos em suas especialidades aqui no Brasil e no exterior. No fim do mês de maio ele participou do 27º Curso de Alergia, no Hospital do Servidor, em São Paulo, acompanhado de seu filho Alberto, também médico. O curso foi ministrado pelo Dr. João Bosco de Magalhães Rios, um dos expoentes da alergia no Brasil, reconhecido internacionalmente.

 

Filipe acredita que há grandes diferenças entre fazer cursos e participar de congressos, mas ambos acrescentam saber aos participantes. Para ele,  “o curso é bem mais completo e é onde se aprende mais, pois não são abordados apenas temas, mas fala-se, praticamente, um pouco de cada aspecto da alergia e da imunologia”.

 

O doutor afirma seu desejo de continuar clinicando e participando de congressos e cursos, pois sua profissão é sua paixão e ainda não pensa em se aposentar.

 

“Atender meus pacientes sempre representou um trabalho light. Acho que é gratificante a pessoa trabalhar com o que gosta. No começo da vida profissional trabalha-se para ganhar. Decorridos tantos anos, o prazer da gente é saber que está fazendo um bem ou aliviando o sofrimento de um paciente. Dois mil e doze é o meu quadragésimo primeiro ano de dedicação ao trato de alergias; trigésimo nono ano de atuação em consultório e 43 anos de vida sempre trabalhando. Comecei no quinto ano de Medicina, no Hospital Miguel Couto, no Rio”, relembra.

 

Para o médico, “muitos profissionais, que não têm o título de especialistas, tentam aprimorar a prática apenas nas consultas”. Com a mesma opinião de diversos outros especialistas, Dr. Filipe não concorda com este procedimento e diz que isso se coloca em desacordo com o dever de um profissional, pois acabam incorrendo em erros como, por exemplo, fazer testes mas não saber interpretá-los como um especialista o faz. “Por isso é que, normalmente, os tratamentos obtêm os resultados corretos apenas através do médico especialista”, alerta.

 

“Observadas algumas exceções, a maioria dos casos de asma brônquica e as rinites são alérgicas. Por isso, ninguém melhor do que um alergista para tratar o paciente acometido por estes males. Hoje em dia os testes não são feitos apenas com agulhas. Há métodos mais modernos. Existem as lancetas, que são pequenas lâminas com uma ponta bem curta - que inclusive nem dá para ser percebida - não assustando mais a maioria das crianças, que muitas vezes até se mostram curiosas e não mais temerosas”, informa o médico.

 

Dr. Filipe diz que muitos pacientes que sofrem de infecções repetidas, como candidíase, herpes, pneumonia, sinusite, amigdalite, otite, faringite, etc, é porque estão com uma imunidade baixa, e há como fazer testes imunológicos, não alérgicos, para que haja esta confirmação. “Todas essas reações alérgicas têm tratamento feito com vacinas. Infelizmente nem todos são informados pelos seus clínicos ou outros especialistas de que é possível ficarem livres desses problemas sem o uso de tantos medicamentos, além do que as vacinas não têm tantos efeitos colaterais como os medicamentos muitas vezes usados pelos pacientes por falta de informação e conhecimento sobre o caso”, esclarece.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG