01:37hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Geral - Noticias
06/07/2012 10h51

Vírus PCs com vírus

PCs com vírus


Endereços de servidores usados pela praga serão desconectados.
Seis mil computadores ainda estão contaminados no Brasil.


Autoridades norte-americanas desligarão na próxima segunda-feira (9) os servidores de DNS nos endereços utilizados pelo vírus DNSChanger. Os endereços ficaram sob o controle do FBI depois que o órgão desarticulou uma quadrilha que seria responsável pelo vírus, e desde então os endereços têm sido mantidos no ar para que as vítimas não perdessem parte da conexão à internet. O vírus altera sistemas com Windows e Mac OS X.

O Domain Name System (DNS) é o serviço de internet que permite a existência de endereços como "www.g1.com.br". O DNS serve como uma lista telefônica, transformando esses "nomes de internet" em números de endereço IP nos quais os computadores podem se conectar. Sem ele, o acesso à internet ainda está lá, não será possível abrir os sites sem conhecer previamente o endereço IP, da mesma forma que, sem uma lista telefônica, você é obrigado a saber o número para fazer uma ligação.

O vírus DNSChanger ("trocador de DNS", em inglês) modifica o serviço de DNS usado pela conexão do sistema infectado. Normalmente, o serviço de DNS usado é fornecido pelo próprio provedor de acesso. A diferença do DNS mantido pelo grupo do DNSChanger era a existência de redirecionamentos em sites de busca, para faturar com a venda de tráfego e anúncios: já que o DNS estava sob o controle do grupo, eles informavam números incorretos para interceptar os acessos a sites populares.

O grupo responsável pelo vírus teria faturado pelo menos US$ 14 milhões (cerca de R$ 28 milhões), de acordo com o FBI. Em fevereiro, quando os servidores já seriam desligados, havia 3 milhões de PCs infectados e as autoridades pediram na Justiça que o desligamento fosse adiado.

As estatísticas mais recentes apontam que ainda restam 300 mil computadores com o vírus no mundo. O Brasil é o 13° país mais infectado, com 6.074 sistemas ainda utilizando os servidores que serão desligados, de acordo com estatísticas do DNSChanger Working Group.

 

Como saber se o sistema está infectado

O Google e o Facebook estão alertando usuários infectados que acessam os sites. A página em DNS-Changer.eu realiza uma verificação rápida baseada no endereço IP do computador. Não acesse a página com tradutores web ou qualquer outra ferramenta. Apenas clique em "Start" e veja o resultado.

Como corrigir um sistema infectado
Não basta reconfigurar o serviço de DNS no computador infectado, porque a praga, quando ativa, reconfigura constantemente o serviço para utilizar os servidores específicos que eram controlados pelos criadores do vírus.

É preciso primeiro limpar o sistema, usando uma ferramenta antivírus ou uma ferramenta dedicada, como o McAfee Stinger ou o Windows Defender Offline. No caso de sistemas com Mac OS X, o DCWG recomenda o uso do MacScan.

Após a limpeza do PC, pode ser necessário entrar em contato com o provedor de acesso à internet e obter instruções específicas para reconfigurar o DNS do Windows, seja para usar diretamente o DNS do provedor ou o DNS do modem.

Configurando o DNS no Windows 7 e Vista:


Clique no botão "iniciar" (ou símbolo do Windows) e vá em Painel de Controle;

– No canto superior direito, digite "Rede";

– Procure por "Exibir conexões de rede" e clique;

– Clique com o botão direito na conexão que representa sua conexão com a internet e selecione Propriedades – se tiver dúvida, faça o processo em todas;

– Procure na lista o "Protocolo de internet versão 4" e clique em "Propriedades".

Na janela que aparece, é possível modificar os servidores de DNS Primário e Secundário. Normalmente, a configuração "Obter os servidores de DNS automaticamente" funciona. Porém, se ela não funcionar, será preciso entrar em contato com o provedor de internet.

Configurando o DNS no Windows XP

– Clique em Iniciar e então Painel de Controle;

– Clique em "Configurações de rede e de internet" e depois novamente em "Conexões de rede" (se o Painel de Controle estiver em Modo Clássico, procure imediatamente por "Conexões de rede");

– Clique com o botão direito na conexão que representa sua conexão com a internet e selecione Propriedades – se tiver dúvida, faça o processo em todas;

– Procure na lista o "Protocolo TCP/IP" e clique em "Propriedades".

Na janela que aparece, é possível modificar os servidores de DNS Primário e Secundário. Normalmente, a configuração "Obter os servidores de DNS automaticamente" funciona. Porém, se ela não funcionar, será preciso entrar em contato com o provedor de internet.


Fonte:G1

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br