22:13hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Geral - Noticias
19/06/2012 17h10

Voo com biocombustível Azul faz voo experimental usando combustível à base de cana

Azul faz voo experimental usando combustível à base de cana

Avião abastecido com bio combustível


Aeronave partiu do Aeroporto de Viracopos com destino ao Rio nesta terça.
Biocombustível substitui querosene de aviação derivado do petróleo.

A companhia Azul Linhas Aéreas fez nesta terça-feira (19) um voo experimental usando bioquerosene produzido à base de cana-de-açúcar. Este é o primeiro voo da empresa com este tipo de combustível. O jato Embraer E195 com convidados partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no começo da tarde com destino ao Rio de Janeiro, cidade que abriga a Rio +20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.

O projeto Azul+Verde foi realizado em parceria com a empresa de produtos renováveis Amyris, a Embraer e a General Electric Company. O combustível renovável usado pela companhia foi desenvolvido para atender à necessidade de desempenho equivalente aos combustíveis convencionais derivados do petróleo, como o querosene de aviação.

O voo experimental foi feito com 4,5 mil litros bioquerosene, misturado com querosene de aviação comum, e partiu do aeroporto de Campinas com destino ao Rio de Janeiro às 12h40. A proporção usada foi de 50% de bioquerosene e de 50% do combustível convencional. A Gol Linhas Aéreas também usa pela primeira vez o biocombustível nesta terça-feira, partindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), com destino ao Rio.

Uso comercial

O bioquerosene usado no voo experimental da Azul não tem data para ser usado nas operações regulares da companhia aérea. Segundo o diretor de relações institucionais da empresa, Adalberto Febeliano, o valor do novo combustível é compatível ao do querosene derivado do petróleo. "Nós não estamos olhando o custo do produto. Estamos buscando a tecnologia", diz o presidente da Amyris, Paulo Diniz.

Já o diretor de desenvolvimento tecnológico da Embraer, Jorge Ramos, explica que a ideia foi elaborar um combustível que não obrigaria as empresas a mudarem a frota de aeronaves. "Assim o impacto seria maior. Este biocombustível não implica em nenhuma mudança na rotina das companhias aéreas", defende Ramos.

Ele aponta que a produção em larga escala será a barreira para o uso de 100% do bioquerosene no uso comercial. Questionado sobre as oscilações no cultivo de cana-de-açúcar, o diretor de relações institucionais da Azul alega que o fornecimento de petróleo também é incerto. "Nós não vemos risco maior em relação à safra da cana. Os riscos no Oriente Médio são muito maiores. E ainda temos cartas na maga. A conversão da celulose é uma opção como matéria-prima para a produção do biocombustível", afirma.



Fonte: G1

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br