11:13hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Internacional
18/12/2017 01h50

Três semanas após o pleito, presidente de Honduras é declarado reeleito

O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernandez, foi declarado neste domingo, 17, o vencedor das eleições ocorridas há três semanas. O anúncio foi feito pelo Tribunal Supremo Eleitoral hondurenho. "Cumprimos nossa obrigação e esperamos que haja paz no nosso país", disse o presidente da corte, David Matamoros. A incerteza sobre o resultado, que é contestado pela oposição, provocou protestos que deixaram ao menos 17 mortos.

De acordo com os números oficiais, Hernandez venceu as eleições com 42,95% dos votos, contra 41,42% do oposicionista Salvador Nasralla - que alega que houve fraudes no pleito e não reconhece a derrota. Houve protestos nas ruas de Tegucigalpa e em outras cidades de Honduras na noite de domingo, após o anúncio. Correligionários de Nasralla convocaram protestos para esta segunda-feira, 18.

Hernandez não se pronunciou após a proclamação do resultado eleitoral. No sábado, a ministra Hilda Hernandez, irmã do presidente, morreu em uma queda de helicóptero.

Mais cedo, em Washington, Nasralla denunciou mais uma vez as "diversas" fraudes que teriam ocorrido nas eleições em Honduras. Na capital dos Estados Unidos, o oposicionista pretende levar suas queixas para a Organização dos Estados Americanos (OEA), para o Departamento de Estado e para grupos de defesa dos direitos humanos.

O ex-presidente Manuel Zelaya, aliado de Nasralla, convocou a população para atos de desobediência civil e pediu que as forças armadas do país reconhecessem a vitória do oposicionista nas urnas.

Pelo Twitter, o secretário-geral da OEA, Luiz Almagro, afirmou que "sérias dúvidas persistem sobre os resultados". A publicação foi realizada pouco antes do anúncio da corte eleitoral.

A apuração dos votos das eleições de 26 de novembro mostraram Nasralla com uma dianteira significativa até o momento em cerca de 60% dos votos foram apurados. As atualizações da contagem, até então públicas, pararam por mais de um dia. Quando voltaram a ser feitas, Hernandez reverteu o placar.

Na semana passada, a corte eleitoral anunciou que uma recontagem parcial dos votos confirmava a vitória do atual presidente.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br