05:53hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Itamonte - Notícias
27/01/2011 09h42

Itamonte Começa processo de recuperação após as chuvas

Itamonte começa processo de recuperação após as chuvas

Pablo Teixeira

 

Praticamente 15 dias após sofrer as conseqüências das fortes chuvas que castigaram o Sul de Minas, aos poucos a cidade de Itamonte começa um longo processo de recuperação, que conta, principalmente, com o apoio total da própria população e instituições locais, e do governo do Estado.


Em nota, através do assessor de Imprensa da Prefeitura, Sérgio Mendes, a atual administração agradeceu a pronta ajuda da APA da Mantiqueira–ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), através de seu chefe, Clarismundo Benfica do Nascimento, que disponibilizou toda a estrutura da sede da instituição para atendimento às vítimas e instalação do comando da Defesa Civil estadual.


Mendes também comentou sobre o Grupo de Trabalho Multidisciplinar. Criado por determinação do governador Antônio Anastasia, o grupo começou a funcionar no dia 24 de janeiro e seu principal objetivo é atuar junto às cidades atingidas pelas chuvas. Inicialmente, serão atendidos os municípios de Carvalhos, Alagoa, Aiuruoca e Itamonte.


O grupo de trabalho irá prestar assessoria técnica, orientando a elaboração de projetos necessários à liberação de recursos para iniciar a reconstrução da infraestrutura viária e urbana danificada pelas enchentes. Para que os municípios recebam recursos emergenciais é obrigatório que tenham os projetos técnicos elaborados.


Segundo Sérgio, o governo de Minas aguarda decisão do Ministério da Integração Nacional sobre o pedido de liberação de R$ 250 milhões para socorrer os municípios atingidos, a maioria na Zona da Mata e no Sul do Estado.


“Registramos com muita satisfação, o progresso que estamos conquistando dia após dia com nossas equipes e máquinas que estão trabalhando nos bairros rurais do município. Hoje, pela serra Negra, já estamos com acesso liberado nas comunidades Capivara, Bananal, Monte Belo e Dois Irmãos. Na comunidade da Berta, o trabalho está intenso, as máquinas estão evoluindo bastante, acertando os caminhos e desobstruindo as passagens. É um trabalho difícil que está sendo desenvolvido com apoio do DER e acompanhado de perto pelo prefeito municipal, pois se trata de uma das comunidades rurais que mais sofreu com as fortes chuvas, e que deixou a população completamente isolada”, declarou Mendes.


“O brasileiro é conhecido por ser um povo alegre, hospitaleiro, festeiro. Mas nós somos, acima de tudo, um povo solidário. Desta vez, os moradores de Itamonte precisaram e ainda precisam de ajuda. Esta já é considerada a maior tragédia climática da história do país. Toda a ajuda é bem vinda. (...) Este é um momento que precisamos acima de tudo, estar muito unidos! Itamonte tem recebido ao longo desses últimos dias, inúmeras demonstrações de solidariedade em forma de doações de diferentes regiões do país, um verdadeiro alento para o nosso povo e que somente Deus poderá recompensar a todos!”, declarou Sérgio.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG