15:53hs
Quinta Feira, 22 de Agosto de 2019
Itamonte - Notícias
11/04/2017 08h46

Prefeituras de Itamonte e Resende planejam revitalização da Garganta do Registro

A área de preservação a mais de 1600m de altitude está localizada entre os dois segmentos mais altos da Serra da Mantiqueira e é uma das entradas do Parque Nacional do Itatiaia, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A revitalização da Garganta do Registro será realizada a partir de uma parceria entre a administração municipal de Itamonte-MG e Resende-RJ. O único acerto concreto entre as partes é a realização de um mutirão a curto prazo, mas ainda sem data marcada.

No último dia 29 a Prefeitura de Itamonte, representada pelo secretário de infraestrutura, José Helvécio Costa Mota, e o diretor de turismo, Felipe Guimarães, se reuniu com a Prefeitura de Resende, representada pela superintendente de indústria, comércio e turismo, Mariana Duarte, pelo secretário de obras, Marco Paiva e pelo diretor de turismo, Tiago Paiva, para avançarem no planejamento de revitalização da Garganta do Registro.

O primeiro encontro entre as prefeituras aconteceu dia 07 de fevereiro deste ano e teve também a presença do Chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinski e o coordenador de Uso Público do Parque, Antônio Leão.

Marilene Romanelli, responsável pelo setor de Turismo da Prefeitura Municipal de Itamonte, comenta a revitalização. “A sinalização será adequada aos padrões internacionais para melhor atender os turistas e visitantes. Sua restauração será mais um atrativo para os turistas, e também será importante para fomentar o comércio já existente no local”.

Criado em junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro Parque Nacional do Brasil. O parque abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. A administração e conservação do Parque são de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), criado em agosto de 2007. Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente o Instituto integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente.

O Instituto afirma que, devido ao grande valor histórico, cultural e turístico da Garganta do Registro a área necessita de revitalização. Ainda de acordo com a instituição, apesar de não estar no interior do Parque, é o principal acesso à parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, onde se encontra seu principal ícone, o maciço das Agulhas Negras.

“Diversas estruturas do parque têm sido revitalizadas. Para este ano, como parte das comemorações de 80 anos do parque, será feita a revitalização do Centro de Visitantes e da Exposição Interpretativa, além da estrada da parte baixa, que será reformada pelo DNIT” afirma a assessoria do ICMBio.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG