10:35hs
Sábado, 17 de Agosto de 2019
Itamonte - Notícias
09/05/2016 10h13

Segunda Consulta Pública para criação do MONA Picu em Itamonte

O objetivo específico foi a apresentação e avaliação das propostas dos limites do MONA Picu e do Projeto de Lei que cria o Monumento.

Proprietários discutem os limites propostos para o MONA Picu

Sábado, 9, na Câmara Municipal de Itamonte, estiveram reunidos representantes da sociedade, proprietários e representantes de órgãos públicos para a 2ª Consulta Pública para Criação do Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu - MONA Picu.
O objetivo específico foi a apresentação e avaliação das propostas dos limites do MONA Picu e do Projeto de Lei que cria o Monumento.
Os participantes estiveram reunidos por aproximadamente quatro horas e, divididos em grupos, avaliaram a minuta do Projeto de Lei e o mapa contendo o limite prévio do MONA. Durante o trabalho, fizeram indicações e sugestões tanto para alteração dos limites, que foi ampliado, quanto no PL.
Após o trabalho em grupo ficou decidido em assembleia, de forma democrática e transparente, que o Projeto de Lei será encaminhado para o departamento jurídico da Prefeitura onde os ajustes finais serão feitos e os limites exigem ainda novo contato com alguns dos responsáveis pelas propriedades em análise para inserção no MONA Picu.
O evento teve como facilitadoras, Sra. Clarissa Alves da Rosa, Ecóloga, doutora em Ecologia Aplicada pela UFLA e Agnis Cristiane de Souza, Bióloga, Mestre em Entomologia pela UFLA, o coordenador do projeto, Clarismundo Benfica, representando o Instituto Alto Montana da Serra FIna e Catarina Romanelli, secretária de Meio Ambiente de Itamonte. A reunião contou ainda com a presença de Mário Pitombeira, analista ambiental do Parque Nacional do Itatiaia - PNI - ICMBio, Selma Ribeiro, analista ambiental da APA da Serra da Mantiqueira, representantes do Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira - ICMBio, Maria da Glória Pinto Romanelli, vereadora do Município de Itamonte, Stella Guida, do Instituto SuperAÇÃO, além dos proprietários de terras e outros interessados no processo.

Os próximos passos
Será realizada ainda a 3ª consulta pública, em data a ser definida, para validação da proposta de área, que está em fase de ajustes resultantes da 2ª consulta pública, e para validação da minuta do Projeto de Lei que será posteriormente encaminhado à Câmara Municipal para votação. O processo de criação do MONA Picu será finalizado com a criação e capacitação do Conselho Gestor.
A Prefeitura, através da Secretaria de Governo/Meio Ambiente, está à frente do projeto que é financiado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos – FDD, juntamente ao Instituto Alto Montana da Serra Fina.

Fonte: Prefeitura Municipal

Depois dos estudos em grupo, o PL e a proposta dos limites  foram analisadas e aprovadas em assembleia

A Secretária de Gestão e Governo/Meio Ambiente apresentou o histórico de ações para criação do MONA Picu - Fotos: Átila Naddeo

PUBLICIDADES
Janot e Juan Diego
Vendas e Assistência Técnica de Tanques e Ordenhadeiras
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG