05:39hs
Sexta Feira, 19 de Julho de 2019
Itanhandu - Notícias
29/01/2015 09h41

ATAM apresenta novo projeto focado nas políticas ambientais

Hermano Santana Reis é o novo coordenador de políticas ambientais da ATAM e apresenta pauta de trabalhos para 2015

Reunião da Associação das Terras Altas da Mantiqueira (ATAM) aconteceu na quinta feira, 22, na Câmara Municipal de Itanhandu.

Hermano Santana Reis, antigo secretário de meio-ambiente de Virgínia, foi apresentado como o novo coordenador de politicas ambientais da Associação e falou da importância dos novos projetos que deverão ser iniciados em 2015. “Trabalho para colaborar na coordenação que são obrigatórias e fundamentais na atual conjuntura de seca hídrica”, explica Hermano. Os planos obrigatórios a ser desenvolvidos serão os planos municipais de saneamento básico e os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos. Ligado ao plano municipal de saneamento há ainda a possibilidade de realizar o cadastramento e diagnóstico das nascentes, além dos trabalhos como drenagem urbana e abastecimento de água. Cada município poderá ainda escolher desenvolver outros dois projetos, que não são obrigatórios: o plano municipal de conservação e recuperação da Mata Atlântica e o plano municipal de arborização urbana.

A ATAM ainda ressaltou a importância da conquista do ICMS turístico em seis cidades da associação e a vontade de que 100% das cidades sejam contempladas. Durante a reunião foi discutido ainda a eleição para a nova presidência da associação que deverá ser realizada no início de fevereiro. Atualmente, o presidente é Edson Ramos –  prefeito de Virginia - e o vice-presidente é Paulo José de Almeida Brito – prefeito de Passa Quatro.

A Associação Terras Altas da Mantiqueira tem com objetivo sensibilizar e envolver representantes de todas as instâncias - poder público, empresários, sociedade civil e instituições de ensino - para a atividade turística, criando estímulos necessários para contribuir de forma profissional, com o desenvolvimento sustentável da região.

ATAM foi o primeiro Circuito Turístico criado no Estado e hoje consolidado como região turística. Atrai turistas motivados, principalmente, por sua localização estratégica e pela alta atratividade dos maiores picos da Serra da Mantiqueira e de Minas Gerais.

Atualmente, o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira é composto pelos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG