17:11hs
Terça Feira, 23 de Julho de 2019
Itanhandu - Notícias
03/05/2019 15h16

“Geladeira literária” estimula a leitura em Itanhandu

Projeto transforma geladeiras em estantes e oferece livros gratuitos para a população

Foto: PMI

Geladeiras Literárias serão colocadas em vários pontos da cidade

Geladeiras sem uso ganharam uma nova função em Itanhandu.

As “geladeiras literárias” estão sendo implantadas pela cidade para estimular e incentivar a leitura, fazendo com que cada vez mais pessoas tenham acesso aos livros.

O eletrodoméstico foi restaurado e transformado em uma estante de livros à disposição da população. É uma espécie de mini biblioteca em um espaço público e de livre acesso, onde as pessoas podem retirar exemplares, como também poderão deixar obras literárias que têm em casa, para compor o acervo.

Ao todo, dez geladeiras foram doadas para a Prefeitura e serão distribuídas pelos bairros. Uma delas já está em plena atividade e foi colocada na Rua 7, ao lado Caixa Econômica Federal, no Centro da cidade.

A ideia da “Geladeira Literária” é desenvolvida em vários municípios brasileiros e teve início em 2012 na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

De lá para cá muitos livros foram distribuídos, o que ajuda para tentar diminuir o número alarmante sobre leitores no Brasil. O hábito de ler ainda é uma realidade que precisa avançar no nosso país.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope a pedido do Retratos da Leitura no Brasil e divulgada no ano passado, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. A pesquisa considera que é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. No entanto, os estudos mostram que 30% da população nunca comprou um livro.

De acordo com o Secretário de Turismo e Cultura, Renato Carneiro, o projeto tem sido muito bem aceito pela população.

“Colocaremos Geladeiras Literárias em todos os bairros, inclusive na Zona Rural.

Estamos recebendo mais doações de geladeiras e aos poucos vamos instalando nas outras localidades. O projeto também é uma parceria com as escolas, que estão nos dando apoio e ajudando com a divulgação. Esse projeto tem sido muito positivo para todos”, conta Renato.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG