18:19hs
Domigo, 21 de Julho de 2019
Itanhandu - Notícias
01/04/2019 09h54

Itanhandu e sua exuberância de natureza, hospitalidade e sabores de Minas

O município oferece atrativos para as diferentes faixas etárias, convidando a um mergulho para dentro de si mesmo

Foto: Wabusca Fotos

Visitar o município de Itanhandu é como entrar para uma viagem pelo mundo mágico da natureza e do bem-estar físico e emocional. Emoldurada por morros, serras e picos, o quadro é o destino perfeito para quem busca por um pouco de relaxamento e tranquilidade. O Rio Verde forma, ao longo das serras, cachoeiras e belos poços convidativos a um mergulho durante o verão. 
A beleza da natureza de Itanhandu é um convite para o turismo esportivo e de aventura, com opções de caminhada, trekkiing, ciclismo, mountain bike, motocross, passeios de jipe ou de charrete.
As opções são vastas e a cidade tem uma estrutura para receber os turistas, com muita hospitalidade e saborosas comidas típicas. Hotéis e charmosas pousadas na cidade ou em fazendas e uma vida cultural e noturna oferecem opções de lazer e entretenimento, em qualquer época do ano. Para os amantes de uma boa mesa, além do delicioso e tradicional doce de leite (Itanhandu teve a primeira fábrica de leite condensado do Brasil, em 1918) e dos maravilhosos queijos, na área central do município há diversas opções de cafés e restaurantes, com deliciosas seleções gastronômicas, do mais simples ao mais sofisticado.
Itanhandu é uma terra de muita arte, com forte no artesanato, que pode ser encontrado na antiga Estação Ferroviária, hoje, denominada Estação das Artes e em alguns ateliês.
Localizada a aproximadamente 250 km de São Paulo e do Rio de Janeiro, o município atrai turistas de diferentes partes para conhecer e explorar Itanhandu que oferece temperaturas amenas e tem um microclima tipicamente serrano muito gostoso.

Atrativos turísticos

Cachoeira da Usina - A cachoeira e a corredeira, ideais para lazer e ecoturismo, localizam-se na antiga Usina, no bairro do Jardim, aproximadamente a 14 km do centro. Chega- se ao local pela estrada do Jardim km 7 ou pela estrada das Posses km 8. A temperatura da água oscila entre 2°C no inverno e 12°C a 15°C no verão. O ideal é visitar a Cachoeira da Usina com guia profissional.

Pedra Preta - A Pedra Preta tem aproximadamente 80m de altura. Está localizada à margem da estrada, que liga o bairro do Bom Sucesso ao Condado, aproximadamente a 8 km da sede do município. Para seu uso, é necessária a autorização do proprietário. Ideal para prática de escalada e rappel no local. Contate guia profissional.

Alto das Posses - A região do alto das Posses está dentro da RPPN e APA da Mantiqueira. Lá encontramos a predominância da Mata Atlântica de altitude, o pico dos Três estados (2665m2 IGA) e muitas nascentes que formam o ribeirão Vermelho, das Posses e o Rio Verde (IGA).

Poço do Mauro - O Poço do Mauro é um balneário localizado no bairro do Jardim, aproximadamente a 7,5 km do centro de Itanhandu, formado pelo Rio Verde e atinge a profundidade média de 2m no período das cheias. A temperatura média da água é de 15°C no verão e 5°c no inverno. O local é ideal para lazer, banho e mergulho.

Pedra da Poeira - A Pedra da Poeira está localizada no Cinquenta, aproximadamente a 1,5 km do centro de Itanhandu. Chega-se no local, saindo da antiga estação de trem e passando pelo pontilhão. A pedra possui 6 vias, onde os praticantes de escalada e rappel podem escolher o nível de suas escaladas de acordo com a dificuldade de cada via.

Pedra da Embocadura - Segundo a Eubiose, a Pedra da Embocadura faz parte do Sistema Geográfico Sul Mineiro, o centro energético do planeta na atualidade. Amantes dos esportes de aventura praticam escaladas e rappel no local. O acesso se dá pela estrada do Moinho. A pedra tem aproximadamente 40 m. Para seu uso, é preciso pedir autorização ao proprietário.

Poço do Cipó - O Poço do Cipó é um local de lazer, excelente para banho e mergulho. As pessoas se penduram numa corda que substitui o antigo cipó e fazem movimentos de vai-e-vem, balançando sobre o poço, e caem mergulhando. Localizado aproximadamente a 7 km do centro de Itanhandu, possui profundidade média de 2 m no período das cheias.

Pinicão - O Pinicão é um balneário localizado no bairro do Jardim, próximo ao Curral Falso. Está aproximadamente a 5,5 km do centro de Itanhandu. Possui corredeiras entre pedras roladas e um poço com profundidade média de 1,5 m no período das cheias. A temperatura da água é de 5°C no inverno e de 15°C no verão. O local é excelente para mergulho e banho. Ladeado por vegetação gramínea, também é propício para o lazer e práticas esportivas, como voleibol, futebol e banho de sol.
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso – pequena capela localizada no alto de uma colina no bairro do Bonsucesso, erguida pela família Costa, no inicio do séc. XX.

Como Chegar

São Paulo – Itanhandu
Tempo estimado de viagem: 3 horas 
- Via Dutra (BR 116) até o Km 34, entrada Silveiras/Cruzeiro. 
Opção de entrada por Cachoeira Paulista, depois da SP 52, até a divisa com Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG) rodovia MG 158.
Rio de Janeiro – Itanhandu
Tempo estimado de viagem: 3 horas 
- Via Dutra (BR 116) até o km 34, entrada Silveiras/Cruzeiro. 
Opção de entrada por Engenheiro Passos, depois da BR 354 e depois da MG 158.

Belo Horizonte – Itanhandu
Tempo estimado de viagem: 5 horas e 30 minutos 
- Via Fernão Dias (BR 381) até Três Corações, depois BR 491 até Cambuquira, depois MG 167 até o trevo da BR 267 sentido Caxambu/São Lourenço, depois BR 354 até trevo de Santana do Capivari (Pouso Alto) e depois MG 158.
- Via Fernão Dias (BR 381) até o viaduto de acesso a Campanha, depois BR 267 sentido Caxambu/São Lourenço, depois BR 354 até trevo de Santana do Capivari (Pouso Alto) e depois MG 158.

Informações turísticas

Secretaria Municipal de Turismo: (35) 3361-3618

Museu Ênio Brito: (35) 3361-3618

Fundação Itanhanduense de Educação e Cultural Dilza Pinho Nilo: (35) 3361-2408

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG