12:56hs
Segunda Feira, 24 de Setembro de 2018
Liberdade - Histórico
11/04/2018 10h31

Liberdade Histórico - Liberdade

Histórico


A primeira capela foi construída há 212 anos. Cidade no Sul de Minas, emancipada em 1923, tem economia baseada na agricultura, pecuária, indústria e comércio. O Jubileu do Senhor do Bom Jesus é sua principal festa, que tem participação de romeiros vindos de todas as partes do Pais.

O aspecto geral de seu território é montanhoso, com a sede à 1200 metros acima do nível do mar. Capivaras, pacas, jacus, marrecos, codornas e várias outras espécies de aves constituem sua fauna.

Livramento, antigo nome da cidade, foi elevado à freguesia em 1855. Foi no ano de 1923 que a denominação foi mudada para Liberdade, nome mantido pelo município criado em 1938. A história do local se baseia na fé de seus moradores.

A igreja matriz da cidade, construída em 1775, abriga a imagem do padroeiro Bom Jesus, notável pela altura de 1,90 m e pelas formas esculpidas em cedro inteiriço. A origem da imagem encontra registro apenas em uma lenda contada pelos habitantes do lugar. Segundo a lenda, apareceu no povoado, um velho peregrino disposto a fazer a imagem de Bom Jesus, satisfazendo o desejo dos moradores.

Esse peregrino solicitou apenas uma ferramenta e um compartimento fechado, onde pudesse trabalhar sozinho. Depois de algum tempo, sem qualquer indício da presença do velho, os moradores do povoado resolveram arrombar a porta e depararam-se com a imagem e nenhum sinal do artista. O acontecimento foi considerado por todos um milagre. Atualmente, no mês de setembro, é comemorado o jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento, quando é grande a presença de romeiros envolvidos com as festividades e cerimônias.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG