20:11hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Liberdade - Notícias
29/01/2015 14h17

Arteterapia traz novo conceito em bem estar emocional e capacidade criativa em Liberdade

O objetivo maior é a socialização dos idosos, que a cada encontro expressam muita alegria.

O CRAS de Liberdade iniciou um trabalho de “Arteterapia” no Asilo São Vicente, atendendo os idosos de forma carinhosa e avaliando o perfil de cada um.

As atividades vão evoluindo respeitando-se as condições físicas  e habilidades do grupo, e neste momento de descontração e integração social é que se avaliam os desejos e necessidades de cada pessoa.

Segundo relatos da professora Alda Rocha, o projeto tem ido de “vento em popa”, pois existe uma troca de experiências muito gratificante. Eles, com os anos vividos e a sabedoria que se acumulou com o tempo; ela, ensinando as técnicas do artesanato e aulas de violão de uma maneira bem simples e de fácil assimilação, onde o que se observa são os limites da cada um.

O objetivo maior é a socialização dos idosos, que a cada encontro expressam a alegria de participar de momentos de grande socialização.

Objetivando ainda maximizar a integração do grupo, são feitos atendimentos psicológicos semanais, através do CRAS, com a Dra. Alessandra Paula Diniz, para funcionários e internos.

 

A arteterapia

O uso de recursos artísticos estabelece o bem estar emocional e a manutenção dos sentidos, visando ainda aprimorar uma comunicação com o interno e externo, possibilitando a integração e despertando a atividade criativa.

Durante os procedimentos arteterapêuticos a pessoa é convidada a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística, como pintura, desenho, modelagem, escultura, poesia, dança, etc. Diferente das terapias tradicionais, que consistem principalmente das projeções que ocorrem entre terapeuta e paciente, em arteterapia existe uma relação triangular: o arteterapeuta, o paciente e a arte.

Atualmente, os brilhantes resultados da arteterapia são reconhecidos pelos mais renomados terapeutas, inclusive sendo considerada a precursora da multiterapia, que reúne varias vertentes artísticas e terapêuticas.

Alda Rocha convida a comunidade para conhecer o trabalho do CRAS e colaborar no que for possível.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG