02:48hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Liberdade - Notícias
30/05/2013 08h55

Escola Estadual Frei José Wulff

50 anos de história, com muita dedicação e trabalho (parte II)

por Rita Rodrigues

O prefeito da época, Sr. Joaquim Moreira Barbosa (Sr. Zozote) abraçou a causa financiando a reforma do prédio junto com o Dr Eduardo. Outras pessoas podem ser citadas como colaboradores do Ginásio, são eles José Andrade Pimentel, Santine de Oliveira, Geraldo Magela de Barros Mendes, José Antônio Campos, Alberane Manuel da Cunha, Anésio Nogueira de Carvalho e muitos outros que nos foge a memória, mas queiram nos perdoar e aceitar nossa profunda gratidão, pois sabemos que se formos citar todos os colaboradores várias folhas de papel não bastariam.

Na campanha feita, pobres, ricos o povo em geral, sem cor partidária, deu o máximo em leilões de gado, de aves e ovos. Todos depositaram ali sua valiosa contribuição, já que a parte burocrática estava na responsabilidade de Dr. Jara, que após grande esforço e usando sua influência e amizade junto ao Ministro da Educação e ao Diretor do Ensino Secundário, obteve em 13 de maio de 1963, através do ato 02 da inspetoria seccional de Três corações, autorização provisória para o funcionamento do ginásio.

Nos dias 30 e 31 de maio de 1963, aconteceu o exame de admissão com a supervisão do inspetor Federal Dr Hélio Andrade, que também muito nos ajudou e que tinha poderes para resolver de vez a situação do ginásio, tendo então marcado o inicio das aulas para 1º de junho de 1963, mas não houve tempo suficiente para preparar a documentação dos alunos e mesmo organizar o corpo docente.

Ficando assim o 1ºdia de aula 06 e 07 de junho de 1963, um dia muito especial e esperado por toda a comunidade de Liberdade.

Em 1965, o governador, José Magalhães Pinto e políticos uniram-se novamente para um novo evento, a passagem do Ginásio para o Estado, o que aconteceu em 01 de julho de 1965, pelo decreto 3.392  do sr governador, criando o Ginásio Estadual, graças ao desempenho do deputado Dr. José Mendes Honório, junto ao governador do estado, cumprindo promessa ao Diretor do Ginásio de Liberdade, Mauro de Medeiros e a seus alunos, quando em visita ao prédio do ginásio em setembro de 1964.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG