17:21hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Liberdade - Notícias
30/10/2014 16h10

I Semana de Educação para a Vida em Liberdade

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis” - José de Alencar.

Por Maria Alice Pereira da Cunha e Rita de Cássia Rodrigues

A E. E. “Frei José Wulff”, de Liberdade, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2014, realizou a “I Semana de Educação para a Vida”, com o objetivo de proporcionar momentos de convivência, reflexão e troca de informações.

Este evento possibilitou o exercício da cidadania, fortalecendo a formação de valores como o respeito, a tolerância às diferenças, a valorização do Patrimônio Público, entre outros temas. Durante esta semana foram realizados campeonatos esportivos, sob a coordenação do professor José Adriani e da professora Líliam, e também atividades envolvendo os temas transversais por toda a equipe docente.

Nossos agradecimentos aos professores, alunos, equipe gestora, funcionários e especialistas, que não mediram esforços para o sucesso desse momento. Durante estes dias aconteceram palestras e oficinas, narração de histórias, musicais e filmes baseados na Literatura Brasileira produzidos pelos alunos do ensino médio.

Estiveram conosco os palestrantes Dr. José Humberto (Juiz de Direito aposentado), que passou aos jovens uma bela lição sobre perspectiva de vida, efeitos danosos das drogas, dando exemplos reais de sofrimentos que famílias já vivenciaram em consequência desse mal. Falou também sobre a importância da fé e da crença em um Ser Superior.

O Dr Marcelo Arteiro ministrou palestras para professores e alunos, com temas variados, como “Inteligência Emocional: a inteligência do sucesso”; Desenvolvendo Competências Comportamentais na Escola e no Trabalho; Mercado de Trabalho, Empregabilidade e Gestão de Carreira. Também esteve conosco as assistentes sociais Elizete (mãe de alunas), e Alessandra (CRAS) que orientaram sobre Valorização do Patrimônio Público e sexualidade . Ângelo Loesch (ex-aluno), Luciana e Márcia, da ONG “Terra Una”, trabalharam com alunos nas áreas de Tecnologia da Informação, Turismo e Meio Ambiente. A animada e criativa narração de histórias com a supervisora Nanci (recém aposentada de nossa escola), foi motivo de muita descontração e alegria para os alunos dos 6ºs e 7ºs anos.

Importante ressaltar que todos estes nomes mencionados foram nossos parceiros/colaboradores, prestando-nos trabalhos voluntários, presenteando-nos com sua sabedoria e boa vontade. A todos eles o nosso muito obrigado.

Foi uma semana de muito conhecimento e diversão, especialmente no dia do professor, quando os alunos do ensino médio presentearam os colegas e professores com o filme “CINCO”, dirigido e adaptado pelo aluno do 2º ano A, Rone Wulff Filho e co-dirigido e produzido pela professora Maria Alice Pereira da Cunha, baseado nas obras de José de Alencar “Cinco minutos” e “A viuvinha”. O filme foi exibido com grande emoção na Escola de Dança Darlene Baptista, que contou com a participação de todos os alunos do ensino médio. Estes jovens estudantes participam desde fevereiro de 2014 do projeto Leituras Literárias, no qual transformam clássicos da Literatura Brasileira em filmes de curta, média e longa metragens, como Diário de Juliana, O Alienista, Capitu e Cinco. A leitura de obras consagradas tornou-se mais significativa e envolvente. Para o professor, o melhor presente é constatar que seus alunos foram além e transformaram-se em excelências no assunto, que são capazes de entender e recriar a literatura hoje tão esquecida nas nossa bibliotecas. Vocês, estudantes, são realmente protagonistas de uma educação de qualidade e transformaram sonhos em realidade. Parabéns!

Os filmes estão no youtube: Capitu – filme média metragem – projeto de literatura e no site www.emdialogo.uff.br/festival/videos/19885 acesse, conheça e comente. 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br