09:14hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Liberdade - Notícias
29/03/2012 14h03

Liberdade Feira orgânica de Liberdade ensina o associativismo

Feira orgânica de Liberdade ensina o associativismo

O associativismo surgiu já nos primórdios da humanidade, quando o homem percebeu a necessidade de viver em grupos para caçar, se defender e cultivar.

 

Na era industrial foi obrigado a se organizar mais para enfrentar as condições precárias de trabalho, e na era atual, a do conhecimento, é necessário buscar o desenvolvimento econômico e social através de grupos estruturados e preparados.

 

O associativismo é caracterizado pela prática social da criação e gestão de associações, que são organizações providas de autonomia e de órgãos de gestão democrática, onde a prática de assembléias gerais, a manutenção de um corpo diretor e um conselho fiscal garantem a instituição do conceito de administração em favor de interesses coletivos; uma prática de associação de livre organização de pessoas - os sócios - na busca de finalidades comuns.

 

O associativismo, portanto, é identificado pelo seu caráter de voluntariado, por reunião de dois ou mais indivíduos e é usado como instrumento para a satisfação das necessidades humanas nas suas mais diversas manifestações.

 

Os produtores, em especial na agricultura, cada vez mais entendem as vantagens do trabalho cooperativo. Na cidade de Liberdade, a feira orgânica, instituída há pouco mais de três meses por produtores locais, vem trazendo resultados animadores tanto para os associados quanto para a população, que pode adquirir frutas, legumes e verduras de cultivo orgânico, de alta qualidade, a preços extremamente convidativos e sem quaisquer restrições para consumo.

 

Para isso foi criada a APAL - Associação de Plantadores Agro-ecológicos de Liberdade -, que leva para a Praça Maria de Paiva Carvalho, através de seus 12 associados, todos os sábados, das 6 da manhã até às 2 da tarde, uma grande variedade de hortaliças, mel, pimenta, ovos e frango caipira; queijo, fubá, bolos, pães e tortas; a irresistível lasanha de berinjela e também mudas muito saudáveis de legumes, frutas e verduras.

 

“Participar desta associação está sendo uma terapia. Serve para muita coisa; trabalhar e ter contato com pessoas muito boas”, diz Maria Lúcia. Para ‘Tonha’, “passar a semana na roça e vir pra praça no sábado, conhecer pessoas e falar muita ‘abobrinha’ é uma coisa muito boa, que desestressa”.

 

Vitor, presidente da APAL, lembra a comunidade que as reuniões acontecem todas as terças, a partir das 5 da tarde, na Câmara Municipal. Para que o pequeno produtor se associe basta comparecer às reuniões e pagar uma mensalidade de R$ 10,00.

 

A feira recebe o apoio da Prefeitura de Liberdade, Câmara Municipal e da UBL.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG