21:19hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Liberdade - Notícias
27/10/2011 19h48

Opinião Desenvolvimento pessoal e profissional - Liderança!

Desenvolvimento pessoal e profissional - Liderança!

“No essencial, a unidade; na dúvida, a liberdade; mas em tudo, a caridade!” (Santo Agostinho).

 

Liderar é influenciar pessoas! É converter potencial em resultados, pela correta mobilização das pessoas para a consecução dos objetivos propostos.

 

É conseguir transformar pessoas comuns, em uma equipe competitiva, de alto desempenho, vencedora! Sabendo utilizar o que há de melhor em cada um, em prol do sucesso coletivo! Este feito só será possível, se o líder deixar transparecer de forma clara, verdadeira e inequívoca, o respeito, a admiração e o genuíno interesse que ele tem pelas pessoas as quais lidera.

 

O líder está para servir os liderados e não se servir deles! Dá autonomia, ao invés de gerar dependência!

 

Antes de aspirarmos à liderança de um grupo, de um time, de uma organização, devemos ser primeiramente líderes de nós mesmos! Quem não consegue liderar a si mesmo, dificilmente conseguirá liderar alguém ou alguns...

 

Porque ninguém consegue dar aquilo que não tem! A liderança é sempre conquistada, jamais imposta! As pessoas vêem o líder, mesmo que este não se enxergue como tal!

 

O líder é um visionário, alguém que tem magnetismo próprio!

 

Consegue atrair as pessoas para si, e compartilhar com elas esta visão, transformando a mesma, no princípio de uma realidade!

 

Sabe gerir com maestria um grupo extremamente heterogêneo!

 

O verdadeiro líder é aquele que capitaneia; vai à frente, abre caminhos, mostra a direção! Sabe com palavras suaves e firmes, juntamente com atitudes concretas, aglutinar as pessoas em torno de um objetivo comum. Desperta sempre o que há de melhor nos seus liderados. Sabe dar sentido às suas ações e projetos, resgatando-lhes continuamente, o valor do seu trabalho e a importância da sua pessoa para o sucesso da empresa, como também, relembra constantemente a cada um deles a percepção do seu papel junto à sociedade!

 

O líder de fato, conhece as particularidades, os pormenores de cada um dos seus liderados, suas potencialidades e suas deficiências. Sabe gerar sinergia; colocando às pessoas certas, nos locais certos, nas horas certas e pelos motivos certos, em cada tarefa que realizam!

 

Ele sabe que ninguém é perfeito, que ninguém é bom em tudo, mas nem por isso, aceita a mediocridade! Jamais relaxa! Nunca deixa de instigar, exortar, admoestar, seus liderados a serem o melhor que possam ser a cada dia; como profissionais e como pessoas, em uma busca incansável pela perfeição. Perfeição esta que ele tem a plena convicção que nunca será atingida!

 

O líder sabe capitalizar; agregar valor em cima das habilidades e dos pontos fortes dos seus liderados, direcionando-os sempre para o bem comum, para algo nobre; superior. Funciona como um equalizador, que diminui às distorções entre os objetivos dos liderados e os objetivos da empresa, sabendo engajar os liderados de forma natural, espontânea nos objetivos da organização.

 

Diante de um erro, muito mais do que se preocupar em achar um culpado, para responsabilizá-lo e puni-lo (atitude típica de quem é só chefe, e não é líder). O líder exercita a humildade pedagógica, isto é, a arte de aprender sempre, de estar atento às quedas, às imperfeições próprias da natureza humana, e através da correção fraterna deste erro, (ver exemplo de Jesus em Mt 18,15.), transforma-o em fonte de aprendizado, de virtude e sobretudo, de aperfeiçoamento espiritual, profissional e humano.

 

O líder na acepção maior da palavra é como um pai que tem vários filhos e que embora todos sejam irmãos, ele sabe que cada um é único no seu jeito de ser e agir, e com isto, procura estimular na sua equipe o surgimento de lideranças, não baseadas no seu próprio estilo, mas nas habilidades e idiossincrasias dos seus liderados; no jeito de ser de cada um deles!

 

Como um pai e sem ser paternalista, ele orienta, estimula os primeiros passos, corrige imperfeições, dá a mão na queda, cura feridas, enxuga lágrimas, indo aos poucos, exercendo a “nobre arte” de tornar-se desnecessário, mas não ausente, ensinando a cada dia seus liderados a caminharem com as próprias pernas rumo a excelência pessoal e profissional; rumo à Felicidade!

 

O coração de um líder só se contentará verdadeiramente, não quando os seus liderados tornarem-se líderes, mas quando eles estiverem aptos a suscitarem, fomentarem e desenvolverem novas lideranças em seus respectivos meios!

 

Acorde!

 

Desperte o líder que há dentro de você! Sucesso e boa sorte!

 

Por Marcelo Arteiro, mestrando em Administração de Empresas na UFLA, MBA em Gestão de Negócios e Marketing na UCAM/RJ, Especialista em Gestão de Empresas com ênfase em Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras/MG e Palestrante Organizacional. De Liberdade/MG.

marcelo.arteiro@yahoo.com.br

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br