23:21hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Liberdade - Notícias
27/09/2012 16h30

Regionais A curiosa história da imagem de Liberdade

A curiosa história da imagem de Liberdade

 

A cidade de Liberdade-MG é cortada pelo Rio Grande e está localizada no alto da serra da Mantiqueira.

A vida em um arraial no topo da montanha no século XVIII não era fácil, e apenas a fé poderia confortar as grandes aflições que as atormentavam.

Os padres jesuítas, em sua missão de catequese constroem a ermida do Senhor Bom Jesus Livramento, ainda na primeira metade do século XVIII, com paredes de pedra e coberta de sapê, abriga uma pequena imagem do Senhor Bom Jesus trazida de Portugal, com cerca de 30 cm de altura e preservada até os dias de hoje. Em volta dessa capela as pessoas começaram a se fixar dando origem a um povoado.

Conta a tradição que a população começou a buscar uma nova imagem do Senhor Bom Jesus de maiores dimensões e não era tarefa muito fácil, na época estas imagens eram esculpidas por raros artistas e levavam tempo e recursos que não havia.

Certo dia, surge no povoado um velho desconhecido peregrino e ninguém sabia de onde ele vinha e quais eram seus objetivos, tomando conhecimento dos desejos do povoado, ele se oferece para fazer a imagem, perguntado pelo preço e condições o homem respondeu que poderiam paga-lo como puderem, de acordo com o êxito que obtivesse e disse que precisava de apenas de uma peça de madeira e ferramentas de carpinteiro e um local fechado, onde ele pudesse trabalhar para não ser incomodado, imediatamente os habitantes concordaram e lembraram que em uma fazenda próxima, havia uma belíssima árvore que serviria para a confecção da imagem, era um grande cedro que nem mesmo as queimadas para o plantio das roças, conseguia atingir a imponente árvore parecia um milagre, o fogo queimava ao seu redor e quando se aproximava ia se consumindo e se apagando.

Os moradores reuniram-se e derrubaram a grande árvore a deixaram em frente a uma capelinha, conforme o acordo afastaram-se todos e o homem trancou-se na oficina improvisada e passou o primeiro e o segundo dia sem que ele desse qualquer sinal de vida, as pessoas começaram a estranhar, ele não havia pedido água e nem alimento e não se ouvia nenhum barulho, no terceiro dia, preocupados com a possibilidade que o velho pudesse estar morto, bateram na porta e nada, nenhuma resposta, os moradores foram falar com o vigário e decidiram arrombar a porta, na ocasião o acordo já não mais importava, a preocupação de todos terminou em assombro, derrubada a porta, não havia ninguém, mas no centro do quarto vazio estava, do tamanho natural de um homem e com grande expressão de dor, uma das mais belas imagens de nosso senhor Jesus Cristo já encontradas. E todos perguntavam quem era aquele velho? De onde vinha? Porque sumiu? E alguém no meio disse: Deve ter sido São José, e a partir daí ficou oficializado, segundo a tradição, que foi São José que veio a esse povoado fazer a imagem do seu próprio filho.

A imagem do Senhor Bom Jesus Livramento deixada pelo velho peregrino, encontra-se hoje no Santuário do Senhor Bom Jesus Livramento na cidade de Liberdade no Sul de Minas, com 1,90 de altura a imagem do Senhor Bom Jesus impressiona muitos estudiosos e a todos por sua tamanha perfeição e admirável expressão de dor.

Sobre o tronco de onde foi extraída a madeira para a construção da imagem, local hoje conhecido como vargem da imagem, foi construída em 1.928 uma outra capela, onde permanece até hoje a raiz do grande cedro onde foi esculpida a imagem do Senhor Bom Jesus Livramento.

Com o aparecimento da imagem, foi estipulada uma data de 12 a 14 de setembro para comemoração e louvor ao Senhor Bom Jesus Livramento, durante esses dias a cidade de Liberdade recebe cerca de 50 mil romeiros e turistas que vão pedir e agradecer graças recebidas ao Senhor Bom Jesus. A imagem do Senhor Bom Jesus do Livramento é considerada uma das mais belas obras de arte sacra de todo o sul de Minas Gerais e impressiona a todos, tanto pela grandeza estética quanto pelo misticismo.




PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG