08:51hs
Sexta Feira, 23 de Agosto de 2019
Liberdade - Notícias
30/10/2014 07h24

RPPN é criada em Liberdade

O objetivo desta iniciativa é apoiar a política voluntária de criação de Unidades de Conservação.

Em 26 de fevereiro de 2014 foi publicado no DOU – Diário Oficial da União - o reconhecimento, mediante registro oficial, da primeira RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - do município de Liberdade. A área se encontra dentro da sede da ONG e Ecovila Terra Una e possui 9,11ha de extensão.

Através desta iniciativa o município já está recebendo mensalmente o repasse de recurso do ICMS ecológico referente à implantação de RPPNs. O objetivo desta iniciativa é apoiar a política voluntária de criação de Unidades de Conservação. A partir de agora a ONG vai iniciar os projetos para elaboração do plano de manejo e ações voltadas à educação e pesquisa científica.

Uma Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural sem a desapropriação da terra. No momento em que decide criar uma RPPN, o proprietário assume o compromisso com a conservação da área de natureza.

Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos, ecológicos, entre vários outros serviços ambientais.

Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento. 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG