21:18hs
Segunda Feira, 11 de Novembro de 2019
Liberdade - Notícias
05/04/2016 14h33

Semana Santa em Liberdade é celebrada por grande números de fiéis

A Semana Santa começou no chamado “Domingo de Ramos”

Santuário Bom Jesus do Livramento - Fotos: Paróquia  Senhor Bom Jesus do Livramento

A Semana Santa começou no chamado “Domingo de Ramos”, que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, com os fiéis levando para a igreja ramos de oliveira, a fim de serem abençoados. A procissão que introduziu esta celebração iniciou-se no Parque de Exposições (biquinha valorizando a fonte de água da vida).
O Reitor Padre Ivair e seminarista Ronny do Seminário Santo Antonio conduziram a procissão convidando todos os cristãos a saudar e acompanhar o Senhor que entra em Jerusalém. Os primeiros dias da Semana Santa são marcados pela preparação, mais imediata da Páscoa. A Sagrada Liturgia usa o “método vivo” que envolve a quase reconstituição dos acontecimentos, que o Senhor vivenciou nos seus últimos dias de vida terrena. Neste dia, se reflete, em um momento de descanso de Jesus, na casa de uma família que Lhe era muito estimada.
A casa de seu amigo Lázaro (a quem Ele havia ressuscitado), e de Marta e Maria Madalena. Na segunda-feira Santa foi celebrada benção especial às famílias, com o santuário lotado. Na terça-feira, as celebrações contaram com a presença do Padre Jorge, de Juiz de Fora, que pregou o Sermão do Encontro. A quarta-feira Santa, dia em que se encerra o período quaresmal, teve participação especial da comunidade “Exaltai” de Juiz de Fora com a juventude no CAE, quinta-feira Santa é o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata. Na quinta-feira Santa aconteceu a Missa dos Santos Óleos na Catedral de Juiz de Fora - nesta Santa Missa são abençoados os santos óleos do crisma, dos enfermos e do batismo, onde também os sacerdotes renovam seus votos e promessas sacerdotais diante do Bispo.
A equipe de liturgia escolheu 12 membros representando as necessidades do povo brasileiro e Pe. Ivair lavou-lhes os pés recordando a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, cujo tema foi “ Casa Comum nossa responsabilidade”, convocando a todos os representantes dos diversos seguimentos da sociedade ( participantes do lava pés )do dever de cuidarem do meio ambiente e bem estar das pessoas. É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A Igreja reveste-se de tristeza desnudando os altares, onde são retirados todos os enfeites, toalhas, flores, e velas, tudo para simbolizar que Jesus está preso e consciente do que vai acontecer. Sexta-feira Santa, também chamada de sexta-feira da Paixão, é o dia em que Jesus Cristo é crucificado e depois seu corpo é retirado da cruz e colocado num sepulcro. Na sexta-feira é celebrada a solene ação litúrgica, da Paixão do Senhor. Com a adoração de Jesus na cruz e comunhão, em seguida iniciou-se a novena da Divina Misericórdia cuja festa é celebrada no domingo seguinte. À noite fez-se a Encenação da Paixão de Cristo, pela equipe de encenações do Santuário, seguindo-se a ”Procissão do Enterro”. No Sábado Santo, celebrou-se a Vigília Pascal, Durante a Vigília, Pe. Ivair abençoou o fogo, símbolo do esplendor de Cristo ressuscitado que começa a dissipar as trevas do pecado e da morte.
Com a participação das comunidades rurais e Urbanas, neste dia foi celebrado o Batizado do jovem Saulo Braz da Costa Abrahão que, com maturidade, pediu o Batismo na igreja católica inserindo assim como cristão. No Domingo de Páscoa foi celebrada a ressurreição, o dia do grande milagre, em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Aconteceu a procissão da Ressurreição, saindo da Gruta do Cruzeiro até o Santuário onde foi encerrada com Santa Missa. Neste mesmo dia foi realizado o batizado de 13 crianças, encerrando as celebrações de Páscoa com a participação de um expressivo número de fiéis cristãos..

Texto da Paróquia
Senhor Bom Jesus do Livramento

   
   
   
   

 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG