12:31hs
Quarta Feira, 22 de Maio de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1337
Correio do Papagaio - Edição 1338
Mulher
13/01/2011 16h09

Caxambuense é destaque no mercado da indústria internacional

Caxambuense é destaque no mercado da indústria internacional

Luciana Bassi Marinho Pires nasceu em 19 de maio de 1975 na pequena cidade de Andrelandia, em Minas Gerais, mas foi criada em Caxambu. Desde muito pequena teve sua vida voltada para os estudos. Enquanto as crianças pediam brinquedos no Natal, ela preferia livros. Formada em magistério pela escola Santo Inácio, em Baependi, decidiu não parar por ali e ir além. Como não existiam faculdades em sua cidade, sua jornada solitária começou muito cedo.

 

Com 18 anos se mudou para a cidade de São João Del Rei, onde iniciou o curso de engenharia mecânica, na Universidade Federal. Durante a faculdade, foi a primeira aluna selecionada para participar do programa graduação-sanduíche com a Universität Gesamthochuschule Siegen, U.G.S, na Alemanha, onde cursou as disciplinas de mecânica dos fluidos e termodinâmica, durante o inverno de 1997/1998.

 

Formada em 2000 e já estagiando na Mercedes-Benz do Brasil, decidiu-se pela ciência, mesmo sabendo que o salário seria menor e que o caminho, árduo.

 

Apos saber de sua possível contratação, pediu demissão e se mudou para Belo Horizonte onde iniciaria o mestrado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na área automotiva. Durante o mestrado, realizou pesquisas sobre os “Efeitos da defasagem de abertura das válvulas de admissão na eficiência volumétrica de motores” onde fez parte do grupo de pesquisas “Motores de Combustão Interna”.

 

Apaixonada pela aerodinâmica e pela mecânica de fluidos, era altamente interessada pelo assunto e sua paixão pelos fluidos foi tomando dimensões cada vez maiores; se iniciou nos automóveis, indo para as aeronaves, a relação com a aerodinâmica dos animais e, enfim, a geofísica da Terra.

 

Admitida pela Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG) cursou o primeiro ano de doutoramento em engenharia mecânica com ênfase em aeronáutica, concluindo todos os créditos relativos ao doutorado. Só que o sonho não acabava ai e a vontade de unir os conhecimentos de engenharia com os geofísicos, falou mais alto. Encantada por uma aula sobre turbulência e aviões, foi motivada a procurar um grupo que seria o inicio da realização de um sonho. A mecânica dos fluidos estava se tornando completa e tomando a dimensão desejada por seu ideal de anos.

 

Aceita pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São Jose dos Campos (SP), trancou o seu doutoramento em aeronáutica, onde acreditou já ter conhecimentos suficientes para prosseguir uma pesquisa e começou o doutoramento em meteorologia, onde faz parte do grupo de pesquisa intitulado de “Meteorologia Aeroespacial” (INPE/CTA), desenvolvendo estudos de turbulência atmosférica aplicada ao Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara, com o objetivo de auxiliar nos lançamentos e trajetória de veículos espaciais.

 

Sua tese é uma inovação na área de meteorologia, pois agrega três vertentes de pesquisas, a saber: dados observacionais coletados em torres anemométricas e radiossondagens, análises de comportamento do escoamento a partir de simulações numéricas e ensaios experimentais em túnel de vento.

 

Durante o seu doutoramento buscou o crescimento intelectual, participando de vários cursos complementares, apresentou vários trabalhos em congressos, além de escrever capítulos de livros e artigos para revistas científicas em todo o mundo (Portugal, Alemanha, Itália, Peru, EUA, dentre outros).

 

Foi revisora dos artigos científicos do 8º Congresso Iberoamericano de Engenharia Mecânica, realizado em Cusco (Peru), e atualmente é revisora da Revista Brasileira de Meteorologia. Recentemente foi convidada a participar do livro “Mulheres Excepcionais de Nosso Tempo – MENT”, da autora Maria Manuella Athayde e foi selecionada como pesquisadora assistente pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

 

Possui experiência em mecânica dos fluidos, turbulência, camada limite, aerodinâmica, túnel de vento e Computational Fluid Dinamics (CFD).

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG