13:39hs
Sábado, 20 de Julho de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1359
Correio do Papagaio - Edição 1365
Mulher
21/11/2012 17h33

Cera caseira x cera industrializada

A cera é um dos depilatórios métodos mais utilizados pelas mulheres brasileiras.

 

A cera é certamente um dos depilatórios métodos mais utilizados pelas mulheres brasileiras. E com bons motivos: é seguro, duradouro e barato. Mesmo assim, há quem ainda prefira a comodidade de poder se depilar em casa, e aí a questão é: como conciliar praticidade, baixo custo e os benefícios da depilação com cera?

Apesar de já haver disponíveis produtos para depilação em casa, como as folhas de cera fria, há quem prefira "fabricar" a sua própria, com ingredientes caseiros. "Existem receitas com ingredientes caseiros, em sua maioria feitas à base de açúcar e limão, que podem ser utilizadas para a depilação", conta Renata Felizola, gerente de produtos do grupo Bioclean. A recomendação é cozinhar os ingredientes com água, até atingir um ponto parecido com a cera, e esperar esfriar até uma temperatura morna antes de passar na pele, evitando queimaduras.

Mas será que é seguro usar esses produtos para produzir sua própria cera? Renata acredita que não. "A produção de cera caseira não é segura por diversos fatores, como a falta de informação sobre a procedência das matérias primas, a condição de preparo e higiene do local, que podem causar a contaminação da cera, dentre outros." Quem decidir fazer a própria cera mesmo assim precisa também se certificar de que ela não seja reutilizada, criando riscos de contaminação. Como contém limão, não saia ao sol depois de aplicá-la.

Cera caseira x cera industrializada


A cera industrializada, além de mais segura por ser certificada por organismos como a Anvisa, tem a vantagem de ser mais eficiente. Isso porque o ingrediente-base para praticamente todas as ceras — o breu — é muito mais eficaz em garantir que a cera tenha a textura certa que gruda na pele e puxa todos os pelos.

"Para a fabricação, o processo se inicia com o derretimento do breu e posterior mistura com os outros ingredientes, de acordo com cada tipo de produto", explica Renata. É daí que resultam ceras com ativos como extrato de camomila, maracujá, argan ou baunilha, que propiciam benefícios extras à pele — que não conseguem ser alcançados pela receita caseira.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG