12:40hs
Quarta Feira, 22 de Maio de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1337
Correio do Papagaio - Edição 1338
Mulher
17/02/2011 10h41

Mulher Dez dúvidas freqüentes sobre menstruação

Mulher: Dez dúvidas freqüentes sobre menstruação

Ela marca a entrada na adolescência e sua ausência dá os primeiros sinais de que o corpo não é mais o mesmo.

 

Desde a primeira menstruação, a mulher passa boa parte da sua vida tendo que se acostumar com essa presença mensal.

 

Para que a relação com o próprio corpo seja mais tranqüila, selecionamos dez as perguntas mais freqüentes sobre a menstruação.

 

 

Falta de menstruação é sinal de gravidez?

 

Nem sempre. A ausência de menstruação, conhecida como amenorreia, pode ser um sinal de que as coisas não estão bem no corpo. A situação pode aparecer em um período de estresse, por exemplo. Mesmo assim, a indicação dos médicos é de que o exame para confirmar ou não a gravidez seja realizado, caso a mulher tenha vida sexual ativa.

 

 

Posso fazer ginástica quando estiver menstruada?

 

Pode, não há nenhum impedimento para realizar atividades físicas nessa fase. No período do fluxo, a mulher se sente mais cansada, sem ânimo, e pode sofrer com cólicas. Os especialistas recomendam perseverança e indicam treinos mais leves como caminhada, aula de dança, alongamento ou ioga. Conheça a relação entre seu ciclo menstrual e o desempenho físico.

 

 

Posso engravidar nesse período?

 

“É muito difícil ocorrer gravidez nessa época, mas não é de todo impossível. Portanto, a menstruação por si só não oferece proteção contraceptiva absoluta”, afirma o ginecologista Coríntio Mariani Neto.

 

 

A menstruação pode atrasar?

 

O ciclo de cada mulher varia de 28 a 31 dias. Alterações dentro desse tempo podem ser perfeitamente normais. No entanto, é preciso ficar atenta para ver se esse atraso não vem acompanhado de outros sintomas como aparecimento de acne, obesidade e excesso de pelos no rosto, glúteos, costas e barriga, quadro que configuraria a síndrome do ovário policístico. Você sabia que o tratamento para esse problema passa pelo exercício físico? “Entretanto, a causa mais frequente é a gravidez, que deve ser a primeira hipótese a ser investigada quando ocorre atraso menstrual em mulheres em idade fértil”, diz o ginecologista.

 

 

Perder sangue pode prejudicar a saúde?

 

Durante a menstruação, a mulher perde em torno de 150 ml de sangue por dia, mas esse volume não chega a prejudicar o organismo.

 

 

Existe idade certa para ficar menstruada? E para parar de menstruar?

 

Existe uma época mais comum para ocorrer a menarca (1ª menstruação), em torno dos 12 anos de idade, e também para ocorrer a menopausa (última menstruação), entre 50 e 55 anos de idade.

 

 

Suspender a menstruação pode causar infertilidade?

 

Não. Mariani Neto explica que a chamada "amenorréia induzida" não altera a fertilidade da mulher. "No momento em que o processo for interrompido e as menstruações voltarem, o organismo feminino também retorna ao estado anterior. Só ocorrerá infertilidade se ela já estava presente antes de suspender as menstruações", afirma.

 

 

É normal aparecer um corrimento semelhante a borra de café antes da menstruação?

 

Este corrimento é decorrente de pequena quantidade de sangue que se acumula no útero ou na vagina da mulher e sofre algumas alterações antes de ser eliminado – por isso sai escuro, como borra de café. Isto pode acontecer antes ou depois da menstruação e, em geral, decorre de alterações hormonais da mulher. Quando o volume eliminado for muito discreto, não deve preocupar. Quando a quantidade e/ou o tempo em que o fenômeno acontece forem maiores, é recomendável uma avaliação por um médico ginecologista.

 


Menstruação causa diarréia?

 

Em geral, não. “Entretanto, especialmente no período pré-menstrual, há aumento de produção de um hormônio chamado prostaglandina que pode provocar aumento do peristaltismo intestinal (trânsito mais rápido do conteúdo intestinal), chegando à diarréia em mulheres extremamente sensíveis. A prostaglandina também é responsável em grande parte pelas cólicas que as mulheres sentem em intensidade variável durante a menstruação”, explica o ginecologista.

 

 

O sangue não desce na água (na piscina, na cachoeira)?

 

A pressão da água evita que o fluxo vaze. No entanto, isso vale apenas para quando você estiver imersa. Portanto, para não ter nenhuma surpresa desagradável, o melhor é usar sempre absorvente interno.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG