RECEBA NOTÍCIAS
18-05-2012
Sexta-Feira
   
Saúde
Saúde
 
orkut perf orkut com twiter
youtube msn skype
rss facebook favoritos
Previsão do Tempo
Última Edição: 747
Mudar tamanho da letra
Imprimir esta Notícia
Enviar por Email
Seu nome:
Seu email:
Nome de destino:
Email de destino:
 
Reportar Erro
Seu nome:
Seu email:
Problema:
 
Drogas: Governo de Minas Gerais intensifica ações de prevenção no Estado

BELO HORIZONTE (18/02/11) - O decreto assinado pelo governador Antonio Anastasia determinando que órgãos e entidades da administração pública que desenvolvem programas sociais terão, a partir de agora, obrigação de contribuir com ações educativas e preventivas de combate às drogas, coloca o Estado de Minas Gerais mais uma vez em destaque no cenário nacional em medidas de prevenção às drogas. Publicado nessa quinta-feira (17), no Diário Oficial do Estado, o decreto estabelece que órgãos e entidades envolvidos terão que destinar até 1% dos recursos orçamentários para elaboração, implementação e execução de projetos que tenham por objetivo o combate às drogas.

O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, ressalta que Minas Gerais mais uma vez sai na frente. “Com o novo decreto, ampliaremos nossa capacidade de enfrentar o uso das drogas e seus desdobramentos na criminalidade.” O subsecretário de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Cloves Benevides, também salienta que o decreto reafirma a posição de vanguarda de Minas Gerais no que diz respeito às políticas sobre drogas. Cloves já visitou vários estados para a apresentação das políticas públicas mineiras sobre drogas e as ações de atendimento ao dependente químico e seus familiares.


Números

Na prática, o decreto determina que todos os projetos que tenham abrangência social passem a dedicar um componente em relação ao combate às drogas. “Esta posição de destaque ocupada por Minas Gerais se deve à coragem e determinação do governador Antonio Anastasia em criar um modelo único. Nosso Estado é o único que tem um órgão específico para tratar de questões relativas a este tema”, destaca o subsecretário.

As estratégias implementadas e a alocação crescente de recursos possibilitaram ao Estado implantar políticas públicas efetivas sobre drogas, com a realização de 317 conferências municipais e 36 regionais e de 50 eventos temáticos em todas as regiões; a especialização de 335 profissionais e formação de 76 agentes; o estabelecimento de parcerias com 31 entidades, que asseguraram a abertura de 5.420 vagas para o atendimento ao dependente químico em várias modalidades; e o financiamento de 27 projetos de reinserção.

O repasse de recursos pela administração pública estadual possibilitou ainda, segundo Cloves Benevides, levar campanhas de conscientização, como a Folia Segura e De Cara Limpa, a 626 municípios mineiros, o equivalente a 73,4% das cidades do Estado. E ainda implantar programas como o Papo Legal e realizar concursos anuais de vídeos de animação e de redação, frases e desenhos, para a conscientização de crianças e jovens sobre os problemas decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas, além de formas de prevenção e ações de atenção aos dependentes químicos.


Prioridades

O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta ainda que a Subsecretaria, em 2010, deu continuidade à política de estruturação dos Conselhos Municipais Antidrogas pertencentes à Rede Integrada de Conselhos (Ricomad), com a entrega dos equipamentos cedidos pela administração estadual.

O atendimento ao dependente químico e seus familiares é prioridade para o Governo de Minas. De janeiro a novembro de 2010, a Subsecretaria atendeu 9.633 pessoas interessadas em orientações sobre o uso e o abuso de substâncias psicoativas e ações de atenção ao dependente químico. Através do número 155 do LIG-Minas (Linha de Informações do Governo), 2.637 pessoas ligaram solicitando informações sobre os serviços prestados pelas instituições que compõem a Subsecretaria, como o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), o SOS Drogas, entre outros.

Já no Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), o público atendido foi de 6.996 pessoas entre atendimento presencial, por telefone e de grupos de apoio (família, acolhimento, ser e conviver e Amor Exigente). No Cread/SOS Drogas a população tem acesso a cursos, seminários, simpósios e fóruns referentes à temática de álcool e outras drogas, além de orientação gratuita a educadores, familiares e usuários de álcool e outras drogas e, quando necessário, o encaminhamento para tratamento em instituições especializadas ou grupos de mútua ajuda.


Ações integradas

O decreto assinado pelo governador também cria o Comitê Coordenador da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, formado por representantes de diversas Secretarias de Estado com a participação de representantes da sociedade. Órgãos da administração pública terão prazo de 90 dias para encaminhar ao comitê as propostas das ações preventivas que pretendem implementar. Entre as ações estão tratamento e recuperação de usuários de drogas.

O decreto ainda autoriza as Secretarias de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais e de Planejamento e Gestão (Seplag) a convocar Conferências de Serviços para decidir questões relativas à implementação da agenda. Inédito na administração pública brasileira, a Conferência de Serviços é um mecanismo de decisão compartilhada que simplifica os processos administrativos.
A criação dessa Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas está sendo realizada em conformidade com a Lei Delegada 180, que prevê a integração de órgãos e entidades da administração pública estadual, agrupando-os em áreas temáticas básicas. No caso, a integração está sendo feito na área de Direitos Sociais e de Cidadania.


fonte: Governo de Minas



Autor: Agência Minas
 
Últimas Notícias
28
jun
17:43 Própolis Verde agora é produto exclusivo de Minas
08
jun
10:54 Unimed Circuito das Águas realiza Passeio Ciclístico
03
jun
14:55 Programa Energia Inteligente da Cemig beneficiará asilos
30
mai
09:57 Unimed lança campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco
09
mai
09:00 Diabetes aumenta risco de câncer
31
mar
15:54 Palestra - linguagem corporal, yoga e a importância do relaxamento
29
mar
11:12 Antioxidantes fazem de nozes as frutas oleaginosas mais saudáveis, diz estudo
24
mar
14:53 Saúde: Dismorfofobia além da plástica
24
mar
14:32 Saúde: Micose
11
mar
11:51 Saúde: Agência Nacional inicia Recuperação Assistencial em planos privados
11
mar
11:13 Saúde: Governo investe R$ 1,1 bilhão na formação de redes para atendimento
09
mar
16:05 Saúde: Fundação Ezequiel Dias é certificada com excelência em exames de carga Viral-HIV
Publicidade
 
Anúncios
Casa Vilela
Móveis e Eletrodomésticos 35-3345-1306
Beija Flor Agropecuária
Junto ao homem do campo
Móveis Santiago - móveis e eletrodomésticos
Sua melhor opção. Entrega na região 3293-1178
Casa Vilela
Toda linha de móveis e eletrodomésticos em 10 veze
Pousada Ajuru
Hospedagem, Roteiros, Esportes de Aventura
E Serv
Informática e Tecnologia 035-3292-1325
Dra Luciana Rosa Almeida
Cirurgiã Dentista Atende em Aiuruoca e Carvalhos
Caldo de Cana com Arte
Lanches, mini pizzas, pastéis frito na hora
Cometa Contabil
21 anos de qualidade e confiabilidade
Farmácia e Drogaria Santa Tereza
Farmácia de Manipulação e Laboratório de análizes
Aprovinte
Produtos veterinários, arreiamentos e acessórios e
Restaurante Cantinho Mineiro
Refeições, a la carte, PF e feijoada aos sábados
Lagos da Mantiqueira
Hotel Fazenda, Restaurante e Pesque Pague
 
 
Contato
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61/207 - Centro
São Lourenço/MG - CEP: 37470-000
(35) 3332-1008 Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
Anuncie | Condições de Uso | Política de Privacidade | Sobre o JCP | Trabalhe Conosco | Seja um Assinante
Copyright 2010 - Jornal Correio do Papagaio -Todos os Direitos Reservados
Créditos   Age & Cia - Comunicação e Marketing - Produtora Web - Minas - Brasil Fale Conosco