RECEBA NOTÍCIAS
18-05-2012
Sexta-Feira
   
São Lourenço
São Lourenço
 
Notícias
Histórico
Turismo
Pontos Turísticos
Eventos
Links
Guia Comercial
Prefeitura
Câmara
orkut perf orkut com twiter
youtube msn skype
rss facebook favoritos
Previsão do Tempo
Última Edição: 747
Mudar tamanho da letra
Imprimir esta Notícia
Enviar por Email
Seu nome:
Seu email:
Nome de destino:
Email de destino:
 
Reportar Erro
Seu nome:
Seu email:
Problema:
 
José Luis Aires - Na Fumaça do Trêm - O bilheteiro Sinval

 

Em meio ao aglomerado de turistas que à plataforma da estação de São Lourenço se posicionava no aguardo da partida do Trem das Águas para mais um passeio, um senhor oferecia bilhetes de loteria aos que ali se encontravam, a tentar vendê-los apregoando a sorte. Chegando ao balcão do quiosque de venda de queijos onde eu posicionado a tudo apreciava, ofereceu-me; declinei em adquiri-los. Um senhor ao lado que o observava pediu para ver o número e logo em seguida solicitou um gasparino (fração de bilhete de loteria,) no que foi atendido pelo bilheteiro, após insistir na compra da totalidade. Ao nos deixar, o cidadão ao meu lado, guardando o gasparino, vira-se para mim e, um tanto esperançoso, fala: - Quem sabe não chegou a minha hora de ser contemplado? Só comprei pela coincidência, medidas as semelhanças, com um fato ocorrido na minha puberdade, quando em Cruzeiro – SP, ao desembarcar do expresso proveniente de Varginha – MG, onde como interno no Colégio Marista regressava toda sexta-feira para casa, tive a sorte nas mãos e não pude aproveitá-la e pôs-se a narrar:


- No que deixei o vagão e passei a caminhar pela plataforma, que se apresentava bem movimentada, fui abordado pelo velho bilheteiro, seu Sinval, perguntando qual foi o número do meu assento no vagão. Olhando-o espantado, respondi que foi o 28. Sorrindo, apresentou-me um bilhete inteiro cuja combinação dos algarismos; da Maria Fumaça de número 232 e mais o 28 da poltrona era justamente a dezena de milhar do bilhete23228. Respondendo-lhe que não queria, o mesmo insistiu que ficasse. Confuso, pensei: Porque tinha que ser eu o escolhido entre centenas de pessoas que ali transitavam? Inclusive sendo eu um garoto e, lógico, desprovido de dinheiro para comprar bilhetes. Diante da minha exitação entre tentação de adolescente e o receio de fazer a coisa errada a olhar o bilhete, optei pela devolução, entregando-o. Tentando me convencer, insistindo, dizendo que só o pegasse quando recebesse o prémio, colocou-o no bolso do meu casaco desaparecendo em meio às pessoas.


Estático e atônito à plataforma, desdobrei o bilhete e, mais uma vez, me fixei no número e resolvi guardá-lo na pasta no intuito de devolvê-lo posteriormente. Confesso que fiquei a matutar em como seria se ganhasse a sorte grande. Afinal, como menor de idade, claro , não poderia receber o prêmio. Contar a meu pai que aceitei o bilhete, óbvio que seria severamente repreendido e quiçá castigado pelo comprometimento com o jogo. Portanto, o melhor a fazer seria escondê-lo e tentar devolvê-lo quando regressasse ao colégio. Só que domingo a tarde não o encontraria. A alternativa era entregá-lo na próxima sexta-feira.


Aquele dilema ficou a fustigar-me a todo instante, sem que houvesse trégua, a ponto de minha mãe notar meu comportamento acabrunhado a perguntar-me o que ocorria.
No domingo, após a missa, papai me pediu para comprar o jornal. E qual a minha surpresa ao verificar o resultado da loteria exposto na banca? Lá estava o número 23.228 correspondente ao terceiro prêmio com a premiação de 5.000 contos de réis,o que representava um dinheirão! Mas e agora, o que fazer?

Resolvi então contar e mostrar à mamãe que, assustada, sem saber como agir, decidiu contar o episódio ao papai. Claro que sobrou para mim e depois debaixo de muita repreensão com promessas de surras caso repetisse tal coisa, fui castigado dois fins de semana em ter que permanecer no colégio por sua ordem à direção. Quanto ao bilhete premiado, meu pai ficou de devolver ao seu Sinval na segunda –feira, a dizer que dinheiro se ganha com muito trabalho honesto e com dignidade e não através de jogatinas na dependência da sorte. Além disso, iria lhe passar uma descompostura por induzir uma criança ao jogo e ao vício.


Depois de ter o bilhete premiado, seu Sinval nunca mais foi visto em Cruzeiro a vender seus gasparinos na estação férrea e cercanias. Também, pudera, com aquele dinheirão tinha mesmo que desaparecer da cidade e dos “amigos”. Portanto, quem sabe não foi o espírito de Sinval que me induziu a comprar este gasparino! Seria uma maneira de retribuir o gesto do meu pai há quase sessenta anos depois!



Autor: José Luis Aires
 
Últimas Notícias
17
mai
17:12 Memórias de um Etíope: O Colégio Interno (II)
10
mai
02:51 Megacycle recebe participantes de todo o país
10
mai
02:21 Encontro da Feliz Idade é realizado em São Lourenço
09
mai
19:23 Festival Coletivo Musical Sete Castro em São Lourenço
20
abr
17:53 Começou o VIII Festival da Cachaça de São Lourenço
12
abr
15:25 São Lourenço sedia a Copa Okinawa de Jiu-Jitsu
12
abr
14:06 População de rua de São Lourenço tem aula de informática
29
mar
19:02 Projeto Viva Esporte realiza o III Festival de Basquete
29
mar
16:32 Prefeito de São Lourenço justifica denúncia de irregularidades
29
mar
09:01 Comenda Ambiental reúne diversos setores em São Lourenço
15
mar
15:39 Pai tenta matar a filha com enxada
15
mar
15:21 Comenda Ambiental dá destaque nacional a São Lourenço
Publicidade
 
Anúncios
Brasil Vita Clínica
Cardiologia e Clínica Geral Tel:35-3332-2814
Mármores e granitos nacinais e importados
Marmoraria São Lourenço - tel: (35) 3331-1844
PMV Locações de Veículos 35-3341-6768 / 8875-2864
Veículos com GPS, Som e DH Aceitamos todos cartões
Supermercado Vitória
A cada 30,00 reais em compras concorra a prêmios
P Vintenet
Provedor de acesso a internet de Passa Vinte e reg
Supermercado Super Bom
Entrega em Domícilio Grátis 032-3292-1309
Orbit Telecom
Porque aqui o mundo gira em torno de você
Sicoob Credisavi - Cooperativa de Crédito
Seu programa de capitalização
Banco do Brasil
Seguros-vida, veículos, residencial e empresarial
Quiosque da Monique
Lanches, pizzas, empadões, refrigerantes e cerveja
Clube da Casa - Rivelli
Sua rede de materiais de construção
LB Cosméticos e Cia
Cuidando da sua beleza
Pousada Águas Verdes Telefone: 32-3799-2111
Aproveite a natureza que nos cerca e venha desfrut
 
 
Contato
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61/207 - Centro
São Lourenço/MG - CEP: 37470-000
(35) 3332-1008 Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
Anuncie | Condições de Uso | Política de Privacidade | Sobre o JCP | Trabalhe Conosco | Seja um Assinante
Copyright 2010 - Jornal Correio do Papagaio -Todos os Direitos Reservados
Créditos   Age & Cia - Comunicação e Marketing - Produtora Web - Minas - Brasil Fale Conosco