RECEBA NOTÍCIAS
21-05-2012
Segunda-Feira
   
São Vicente de Minas
São Vicente de Minas
 
Notícias
Histórico
Turismo
Pontos Turisticos
Eventos
Links
Guia comercial
Prefeitura
Câmara
orkut perf orkut com twiter
youtube msn skype
rss facebook favoritos
Previsão do Tempo
Última Edição: 747
Mudar tamanho da letra
Imprimir esta Notícia
Enviar por Email
Seu nome:
Seu email:
Nome de destino:
Email de destino:
 
Reportar Erro
Seu nome:
Seu email:
Problema:
 
Personagens que fazem nossa História - EliasUba



Elias Uba nasceu no Líbano, em Djbeil, em 1925, uma das cidades mais antigas do mundo, com aproximadamente 7.000 anos, onde, ainda bebê, costumava contar que era banhado por sua mãe no Mar Mediterrâneo. Sempre admirou seu país de origem, se interessando por leituras, notícias e costumes do mundo árabe.

 

Veio para o Brasil com 1 ano de idade, em companhia de seus pais, que residiram inicialmente em Oliveira, mudando-se algum tempo depois para Seritinga, onde passou toda sua infância. Destacou-se nos estudos por sua inteligência, tendo cursado apenas o então curso primário, vendo-se impossibilitado de dar prosseguimento, por necessitar trabalhar desde muito cedo para ajudar sua família.

 

Por seu desempenho escolar foi indicado para ocupar o cargo de escriturário na fábrica de Laticínios Skandia, iniciando assim sua longa trajetória profissional ao lado de dinamarqueses, que traziam para o Brasil, na época, grande conhecimento técnico neste campo. Formou-se em Contabilidade, por correspondência, no que atuou por mais de 30 anos, destacando-se no gerenciamento do escritório da fábrica de queijos Dana, em Minduri, e do Laticínios Campo Lindo, em São Vicente de Minas, quando sócio desta empresa.

 

Ainda que não tenha se realizado formalmente nos estudos, grande desejo seu, pode ser considerado um autodidata em várias áreas do conhecimento. Por conta própria aprendeu eletrônica e tinha como hobbie, em Mindurí, consertar aparelhos de amigos e vizinhos. Foi também o responsável pela instalação do repetidor de televisão, que beneficiou algumas cidades da região. Vale lembrar que isto ocorreu em 1958, sendo que a televisão chegou ao Brasil em 1950.

 

Interessou-se também pela política. Foi vereador e prefeito de Minduri nas décadas de 50 e 60, tendo realizado obras fundamentais para a infra-estrutura da cidade. Como cidadão sempre incentivou e patrocinou iniciativas locais, como a formação de bandas de música e times de futebol. Possuía uma personalidade introspectiva, conhecido por sua facilidade em narrar casos, rara capacidade de síntese e grande generosidade.

 

Foi também sócio proprietário da concessionária Volkswagen em São Vicente de Minas. Quando se aposentou ocupou-se com atividades agrícolas, participando de torneios leiteiros, mantendo sua característica essencial de primar-se pela qualidade.

 

Casado com Isa Vilela Uba, de São Vicente de Minas, teve cinco filhos e nove netos. Fiel à sua origem, muito dedicou-se à família, repassando aos seus descendentes o amor à leitura, como fonte de conhecimento e apoio aos grandes desafios da vida e a valorização dos vínculos afetivos como estrutura fundamental para o crescimento.

 

Manteve o hábito constante da leitura, interessando-se não só por livros, mas também por revistas e jornais. Certa vez, saiu de São Vicente para deixar em Minduri, com um velho conhecido, um recorte de jornal, informando-lhe que por ter sido pracinha na segunda guerra tinha direito à dupla aposentadoria. Posteriormente, foi comunicado por ele que havia conseguido o benefício.
O filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, traduz, no personagem que atua como contador, muitos dos traços de caráter de Elias Uba: uma dedicação silenciosa, pouco ostensiva, mas grandiosa em consistência, nobreza, honestidade e com forte impacto naqueles que com ele conviveram e se deixaram tocar por sua presença original.

 

Faleceu em 25 de janeiro de 2009, em Belo Horizonte, em função de problemas cardíacos e neurológicos. Assim como viveu, morreu. Um homem que dedicou sua mente e seu coração a serviço do bem comum, fazendo diferença no trabalho, no meio familiar e sócio-cultural durante toda sua vida.

 

Nota da redação: Elias Uba foi o primeiro assinante do Correio do Papagaio em São Vicente de Minas e sempre colaborou com nosso trabalho.



Autor: por Lúcia Helena Vilela Uba
 
Últimas Notícias
12
mai
00:42 Personagens que fazem parte da Nossa História: Paulo Roberto Gonçalves
10
mai
17:51 Câmara Municipal de São Vicente de Minas
10
mai
01:26 São Vicente promove campeonato interno de bairros
10
mai
01:03 II Roda de Viola de São Vicente de Minas
29
mar
23:58 Personagens que fazem parte da Nossa História - Paulo Farage de Carvalho
29
mar
23:52 Semana Santa na Paróquia São Vicente de Férrer
29
mar
23:00 Projetos de São Vicente serão apresentados em congresso
29
mar
02:46 Sociais - São Vicente de Minas
29
fev
16:05 Personagens que fazem parte da Nossa História - Evaldo Mendes de Resende
29
fev
10:49 Hospital São Vicente de Paulo, parceria entre a comunidade e saúde
29
fev
10:01 Sociais - São Vicente de Minas
26
jan
16:14 Personagens que fazem nossa História - EliasUba
Publicidade
 
Anúncios
Supermercados Cici
50 anos de qualidade e bom preço
Shopping Car - Centro Automotivo
Autorizado Pirelli e guinchos 24 horas
Hospital São Vicente de Paulo - 35-3323-1295
Seja um contribuinte do carnê de doação
Sicoob Credisavi - Cooperativa de Crédito
Seu programa de capitalização
Kennedy Contruções
Na realidade dos seus sonhos 35-3323-1265
Anaue - Presentes
Artigos Importados e Nacionais
Hortifruti Vicenciano e Hortifruti Andrelandense
Frutas, verduras e legumes as quintas e sextas fei
Concessionária Rosa Motos - Autorizado Yamaha
Venda, financiamento e manutençao
Supermercado Minas e Gas minas
O jeitinho mineiro de atender bem
Restaurante Dona Antônia
Pratos a La Carte, Refeições, Prato Feito, Pizzas,
E-Serv Tecnologia
O provedor de internet via rádio da região
Cometa Contabil
21 anos de qualidade e confiabilidade
Couro´s e Cia
Modas em Couro - Masculino e Feminina - Confecção
 
 
Contato
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61/207 - Centro
São Lourenço/MG - CEP: 37470-000
(35) 3332-1008 Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
Anuncie | Condições de Uso | Política de Privacidade | Sobre o JCP | Trabalhe Conosco | Seja um Assinante
Copyright 2010 - Jornal Correio do Papagaio -Todos os Direitos Reservados
Créditos   Age & Cia - Comunicação e Marketing - Produtora Web - Minas - Brasil Fale Conosco