09:53hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Opinião
11/12/2014 14h54

É mais fácil esconder o rosto do que ter algo para justificar-se

‘’CURA-SE A FERIDA QUE UMA ESPADA FAZ; É INCURÁVEL A QUE FAZ UMA LÍNGUA” Provérbio árabe - Por Gilmar Batista da Silva.

O que expressamos a cada instante vivenciado dentro do relacionamento humano requer uma estruturação harmoniosa,que sobre o sopro da suave brisa,poderíamos levar para a contemplação dos úteis fenômenos da natureza,onde tudo acontece e se realiza naturalmente,sem o desequilíbrio das ações inesperadas e, às vezes,um tanto precipitadas.

As palavras e os gestos que manifestamos produzem certos condicionamentos sobre efeitos,que desesperadamente acabam sendo ofensivos e inadequados e depois de proferidos  brotam as desculpas que podem ser convencíveis ou não,que pela exteriorização de uma maneira educada,respeitosa e principalmente inteligente tudo poderá ser resolvido com sinceridade e um satisfatório entendimento entre ambos.

A boa convivência deve estar desprendida das recompensas que não são devidamente concebidas pelos ensinamentos divinais.

A manifestação da amizade para muitos só parece predominar enquanto estão se beneficiando,ao passo que percebido não poder mais usufruir destas vantagens,perde todo o seu sentido,passando então aflorar o egoístico comportamento, o que nos faz enfatizar o seguinte pensamento; ‘’AOS INCAPAZES DE GRATIDÃO NUNCA FALTAM PRETEXTOS PARA NÃO A TER.’’

Os erros, que por ventura possamos cometer, os quais classifico-os como CONSEQUÊNCIAS, quando ocorridos dentro do nosso convívio devemos ser humildes e reconhecê-los e não sermos grotescos e medrosos por acharmos mais fácil esconder ou mesmo ocultar a face com uma colorida máscara para  nada termos o que justificar diante de nossos imaginários espelhos.

A consciência diante destes abordados reflexos sempre estará refletindo o escondido orgulho dos recalcados gritos constantemente  nos incomodando dentro do próprio ego.

O cheiro da humildade é contagioso e gostoso de senti-lo,onde todos se agregam  de forma fraterna e alegre ao passo que o ortigado dissabor dos incompletos questionamentos afastam -nos assim como nossos semelhantes irmãos.

O que demonstramos diariamente na vivência dos atos e ações jamais poderão ser modificados ou transformados,sem que não haja uma razão devidamente sem o envolvimento de interesses pessoais e financeiros,principalmente se estivermos focados nas atividades SOCIAIS, EDUCACIONAIS, RELIGIOSAS e outras de aspectos humanitários.

Entendemos,ainda,que a deselegância de fugirmos das responsabilidades  assumidas por não queremos esclarecer os nossos próprios descontroles emocionais,criamos indiferentes posicionamentos para não termos o que explicar o que então com o passar do tempo nos tornamos escusados perdendo a credibilidade daquilo que lhe foi confiado.

No simbolismo das crenças, em que alimentamos a sensibilidade da nossa fé em Deus,entendemos que diante desta divinal comunhão devemos ser realmente fraternos e no entanto quantos destes nos seus formalizados fanatismo mesmo espiritualmente tornam - se endurecidos.

Como já disse a facilidade de se esconder ou mesmo fugir é realmente bem mais fácil,confortável e bem conveniente,enquanto que a clareza da verdadeira razão torna - se pesada e objetiva,isto porque  diante das emoções físicas das pessoas podemos ludibriá-las, criando farolizados mistérios e outras esfarrapadas desculpas,quando que diante de  si mesmo,saberemos que estas malogradas e convolutas colocações não se  define simplesmente pela forma que ora possamos agir, ou até mesmo querer profetizá-las apenas em função dos convenientes interesses.

Não nos cabe usar a inteligência para intimidar os menos favorecidos e nem gozar de privilégios em que se escondem diante da veracidade,devendo assim,através das qualificadas imagens de nossos sinceros e reais exemplos procurar fortalecer o já especificado relacionamento humano sem a propagação,daquilo que a mão direita faz a esquerda nada precisa saber...

Aqui tento buscar e encontrar o equilíbrio das diferenciadas emoções que nos envolvem e quando bem desenvolvidas poderão tranquilamente nos afastar ou livrar destes diabólicos fantasmas que produz tantas divergências,das quais na maioria das vezes desconhecemos suas próprias causas.

Concluindo a mensagem em epígrafe transcrevo alguns pensamentos para serem devidamente refletidos;

‘’ Nada purifica, a não ser a inteligência”, e “ um bom exemplo é o melhor sermão’’ e ‘’quanto maior fores,mais humilde sê,assim agradarás mais a Deus.’’

 

*Gilmar Batista da Silva*, Poeta e escritor

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG