20:05hs
Quarta Feira, 19 de Junho de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1342
Correio do Papagaio - Edição 1355
Opinião
01/03/2019 09h50

A Fé que tanto procuramos está escondida dentro de nós

Por Andrea Cassone

Por Andrea Cassone

É fato que todos nós vivemos procurando por acontecimentos que comprovem nossa fé, porém, o que de fato fazemos para encontrá-la?
Conta uma antiga história que vários deuses estavam reunidos para decidirem aonde esconderiam a Fé dos homens. Isso mesmo, a fé é algo tão poderoso que os homens teriam que se esforçar para encontrá-la.

Um deles falou que a Fé deveria ser escondida na mais alta montanha, outro disse que ela deveria se esconder no fundo do mar, outro ainda, disse que ela deveria esconder-se no por do sol, até que o mais sábio concluiu: - A Fé deverá ficar escondida no coração de cada ser humano, pois será o único lugar em que eles não irão procurar.

Pensando nessa história, podemos perceber o quanto o autoconhecimento é encarado como dificuldade. A busca pela nossa essência está a cada dia mais distante.

Nos dias atuais percebemos o quanto é difícil as pessoas olharem para dentro de si. Buscam a Fé em todos os templos, igrejas, ou locais físicos como se ela fosse algo material.

Mas o que é ter Fé? Se vocês logo pensaram em religião ou em Deus, podemos nos aprofundar mais.

Ter Fé é acreditar em algo sem sentir nenhuma dúvida. A criança tem Fé inabalável nos pais, por exemplo. Ter Fé é sentir inteireza, é ter convicção.

Ocorre que nos dias atuais tudo deve ser comprovado pela ciência, não podemos aceitar nada sem provas. Mas se é assim, para que serve a Fé?

A biologia tem um estudo sobre seleção natural em que os indivíduos que tem fé, apresentam mais chance de sobrevivência por acreditarem e ampliarem as possibilidades para a resolução de problemas.

Acreditar tem sido um grande paradigma contemporâneo. Vivemos um mundo virtual, de tecnologia exacerbada, que não está vinculada a verdade, portanto estamos vivendo o auge tecnológico, como também o auge dos “fakes”.

A gente não se dá conta do que é isso, e do que gera nos seres humanos a ausência da verdade. Lembra daquela história dos deuses? Pois então, quando eles falavam de esconder a Fé, um modo de encontrá-la seria a busca da verdade de cada um.

Como definiu o sociólogo Bauman, vivemos tempos líquidos e essa liquidez produz amizades líquidas, amores líquidos, conhecimentos líquidos, ou seja, uma vida líquida em que tudo é passageiro. Imaginem para uma criança o que é viver nesses tempos líquidos? Imagine essa criança olhando para os pais e não encontrar correspondência com a fé que ela precisa ter para sobreviver?

Espero não causar estranheza nessa linha de raciocínio, mas fato é que, simplificando a nossa prosa, Fé tem a ver com Verdade e Verdade tem a ver com Segurança, Segurança gera Estabilidade que gera mais sobrevivência. Já te ocorreu pensar que essa onda avassaladora de suicídios está inteiramente conectada à falta de verdade na vida? Repito, imaginem uma criança olhar para os pais e não enxergar a verdade neles?

Exercitem todos os dias a Fé. Fé na vida, Fé no nosso destino, Fé no homem, Fé no bem.

Precisamos resgatar o mínimo de Fé que existe em nós e assim nos fortalecermos na esperança de dias melhores.

* Andrea Cassone é Ativista quântica, pedagoga, escritora e pesquisadora.
Acompanhe seu trabalho no facebook – Educação Sutil e no canal do YouTube Educação Sutil

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG