13:37hs
Terça Feira, 17 de Setembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1379
Correio do Papagaio - Edição 1380
Opinião
06/02/2014 11h12

Administração de empresas na sociedade do conhecimento

“As oportunidades favorecem as mentes em alerta.” (Peter F. Drucker)

Por Marcelo Arteiro

Quando analisamos os fatores responsáveis pelo sucesso de uma dada empresa em um determinado ramo empresarial, dois aspectos chamam a nossa atenção por impactarem de maneira decisiva os resultados desta organização: a maneira como lidam com as finanças e o modo de agir das pessoas desta organização. As empresas de destaque em qualquer setor empresarial têm um domínio absoluto dos números do seu negócio, isto é, sabem literalmente para onde está indo cada centavo do seu capital e principalmente lideraram pessoas com excelência.

O domínio pleno dos números do negócio, através de métricas apropriadas de avaliação de cada investimento, evita que estas empresas “desperdicem” dinheiro do seu fluxo de caixa, permanecendo sempre “sadias financeiramente”.

A excelência na liderança de pessoas é fruto do entendimento, por parte destas organizações, que na Sociedade do Conhecimento, na qual vivemos somente as pessoas da organização podem transformar informações em conhecimento e conhecimento em produtos e serviços que agreguem valor ao mercado e principalmente à qualidade de vida dos seus clientes. Assim sendo, a folha de pagamento destas empresas não é uma simples folha de custos, mas uma folha de valor, exatamente pela importância que dão ao capital intelectual da organização.

O binômio gestão financeira eficiente e liderança eficaz de pessoas é um ingrediente poderoso na potencialização dos resultados de empresas de qualquer ramo ou segmento empresarial.

Neste ano que se inicia antes traçar novos planos, estipular novas metas e investir em segmentos “supostamente vantajosos” esteja alerta! Reavalie a sua estratégia, os seus processos, a sua gestão financeira, as métricas de avaliação de desempenho do seu negócio e, sobretudo cuide com muito carinho do principal fator de sucesso da sua organização, dos seus talentos organizacionais, ou seja, das pessoas que trabalham com você. Desta forma, você estará mais apto, para aproveitar com êxito, as inúmeras oportunidades que surgirão na sua empresa e também na sua vida.

Pense nisso! Sucesso!

Autor: Marcelo Arteiro

Mestre em Administração de Empresas pela UFLA/MG. Palestrante educacional e empresarial. E-mail: marcelo.arteiro@yahoo.com.br  -  Liberdade/MG

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG