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Opinião
14/08/2018 08h39

BRANDING: A Ponte entre uma marca de sucesso e um cliente satisfeito

Construindo conexões de qualidade com os seus clientes

Imagem: Internet

Por Paulo Albuquerque

As formas de se relacionar com seus clientes se modificam diariamente, assim como a nossa sociedade. Visões conservadoras e inflexíveis seguem na contramão do cenário atual, que cede espaço para a flexibilidade e empatia nas relações. É importante perceber que não basta originar uma marca, engessá-la acima de um pedestal, afirmar que ela é ótima, que seu serviço é maravilhoso e imaginar que vai ser um sucesso. Os esforços devem acompanhar a sua época e, atualmente, os raciocínios não podem ser unilaterais. As construções necessitam aguçar as percepções, ser interessantes e ter relevâncias para que bases de confiança comecem a florescer mutuamente. A credibilidade aparece por meio dos vínculos, do contrário, o seu negócio vai se tornar mais um pontinho esquecível na imensidão.
Precisamos fazer parte das vidas dos nossos consumidores, entender e ser entendidos. Imagine a seguinte situação: o seu bebê acabou de nascer, porém, você não pode sentir o carinho de seu afago, a alegria de ver o seu sorriso, o seu cheirinho depois de um banho, a felicidade de olhar o seu rostinho. Essa situação seria frustrante. As oportunidades de criar os vínculos fortes seriam perdidas e todos os fatores apaixonantes da relação não seriam desenvolvidos. Pela analogia, fica fácil criar um paralelo para entender como o Branding atua e é importante. Ele gera um conjunto de ações que estimulam os sentidos para criar proximidade e credibilidade com o seu público. Afinal, isso é branding. É construir continuamente a evolução de valores reais para que as marcas possam se conectar verdadeiramente com sua audiência. E seu público possa acreditar em seu propósito de existência, que em geral, deve ser mais do que apenas vender um produto ou serviço.
Ao pensarmos sobre a Coca-Cola, por exemplo, não nos vem apenas a sua bela marca em linhas Art Nouveau em nossas mentes. Pensamos em nossos encontros familiares, nas emoções de nossas conquistas, nas saídas com os amigos, nas boas vibrações ao assistirmos o nosso time de futebol ser campeão. Neste caso, os valores transcendem os desenhos do logotipo para dar ares aos relacionamentos humanos. Nesse caso, não é um simples refrigerante que é comercializado, mas sim uma experiência extra-sensorial, que faz com que o produto não seja medido pelo seu preço, mas pelo seu valor. O peso da marca está presente nas emoções do cotidiano e pode ser flexível de acordo com as mudanças culturais e sociais. Pode-se trabalhar com os diversos recursos existentes das variadas mídias para criar campanhas criativas e gerar universos comuns aos seus públicos.
Todo bom relacionamento exige energia, sensibilidade, observação e muita ação. Ressignifique seus valores quando for pensar sobre o seu empreendimento. Faz diferença investir no crescimento mútuo entre cliente e empresa, transformando compradores em parceiros e edificando relações duradouras.

Paulo Albuquerque é Empresário, Publicitário e Sócio da empresa Belatrix Marketing, com sede em Belo Horizonte e atuação em diversas praças do Brasil, entre elas, orgulhosamente, São Lourenço. www.belatrixmarketing.com. br | (31) 99133-3549

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