Estamos de luto pelo Carlinhos do Hospital de Aiuruoca
10:18hs
Quinta Feira, 26 de Novembro de 2020

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1488
Correio do Papagaio - Edição 1492
Opinião
11/10/2016 14h54

Cidadania é respeito

Por José Francisco Mattos e Silva

Por José Francisco
Mattos e Silva

As luzes da razão encontram espessas sombras para brilharem sobre a consciência política coletiva do nosso povo, infelizmente. Enquanto existir a nódoa do partidarismo com a míope visão de que a sigla ou a cor partidária é importante e de que vitória das eleições serve apenas para segurar o poder a qualquer preço, reduzindo a disputa eleitoral a uma brincadeira de gincana, não alcançaremos o grande objetivo do pluralismo político e da Democracia, qual seja, a efetivação da CIDADANIA.
CIDADANIA. Pergunto aos meus leitores: quantas vezes esta expressão foi falada, ouvida, debatida, compreendida e posta como a grande diretriz para qualquer plano de governo e da qual deve nascer toda prestação positiva ou negativa da Administração Pública nas eleições gerais ou na eleição municipal? Não falo aqui da cidadania como apenas o exercício do sufrágio ou de ser sufragado, mas falo da Cidadania como garantia máxima da atuação dos Entes federados para propiciarem a população a qualidade mínima existencial possível com as garantias fundamentais, sendo estas postas não como favores, mas como direitos que disponíveis e usufruídos a todos indistintamente é a certeza do amadurecimento Institucional e de que o voto realmente é instrumento não para o poder, mas para o serviço que é a grande missão daqueles que se prestam a disputar qualquer cargo público sob a égide a vigente Constituição.
CIDADANIA é votar, é ser votado, mas CIDADANIA é muito mais. CIDADANIA é optar por aquele que tem melhores condições de representar o povo e os Municípios, os Estados, o Brasil, desde que se respeite as opiniões contrárias ou as ideologias opostas! CIDADANIA é o debate sadio pelo qual chegamos a solução ou a proximidade da solução dos problemas de uma coletividade! CIDADANIA é saber que a minha opção de escolha, seja lá quem for o vitorioso, não afetará meus direitos e nem fará diminuir meus deveres! CIDADANIA é fazer com que as paixões sejam submersas nas masmorras dando lugar à Razão que direciona a vontade segundo a consciência de que cores e siglas é o que menos importa quando se discute o futuro e o direito das próximas gerações! CIDADANIA são conceitos amplos, com os quais encheríamos todas as páginas deste jornal, mas que podemos resumir em CIDADANIA É RESPEITO.

CIDADANIA É RESPEITO, respeito pelo direito do outro, pela opção do outro.
CIDADANIA É NECESSIDADE DE RESPEITO!
CIDADANIA É RESPEITO, É AMADURECIMENTO!
CIDADANIA É RESPEITO PELOS DEVERES!
CIDADANIA É RESPEITO PELOS DIREITOS!
CIDADANIA É RESPEITO.... VAMOS TORCER PARA SERMOS BONS CIDADÃOS!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG