03:20hs
Sábado, 11 de Maio de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Opinião
07/06/2018 16h41

DR. RAFHAEL CIRIGLIANO

Nossa Gente, Nosso Orgulho - Por Maria Teresinha Silveira Villela

Em fevereiro de 1943 chega a São Lourenço o doutor Rafhael Cirigliano, oriundo de Juiz de Fora e designado pelo governador Benedito Valadares para assumir a Prefeitura Municipal.

Trazia consigo uma imensa bagagem de bons serviços prestados à prefeitura de Juiz de Fora desde janeiro de 1938, quando em sua administração promoveu o asfaltamento do centro da cidade, construiu prédios escolares, e do matadouro municipal, liquidou as dívidas de administrações anteriores, e pediu ao governo federal verbas para retificar o rio Paraibuna logo após a grande enchente de 1940 que assolou a região. Fora um grande prefeito!
Portanto, foi cheio de bons propósitos, que aqui chegou...

São Lourenço, desde 1931 quando assumira a prefeitura o Dr. Humberto Sanches, alcançara um grande desenvolvimento e não estagnara com a gestão Dr. José Celso Valadares Pinto. Era certo que muitos se esperasse do Dr. Rafhael Cirigliano como Prefeito. No entanto sua permanência em São Lourenço foi muito curta, apenas três meses. O governador Benedito Valadares nomeou-o diretor da loteria de Minas Gerais e ele assumiu imediatamente.

Mesmo assim, hotéis, cassinos e residências continuaram surgindo. Surgiam loteamentos e a cidade precisava de alguém para continuar dirigi-la e, então assumiu a prefeitura o doutor José Ribeiro Laje.

Dr. Rafhael, conseguiu fazer muito pelo pouco tempo que foi prefeito. Providenciou meio-fio em toda extensão da rua Melo Viana e calçou parte da rua dos Andradas.

Se não teve tempo de repetir em São Lourenço o que fez por Juiz de Fora, muito fez nos gestos humanos até sensibilizando os munícipios que passaram a estimá-lo. Aqui fez muitos amigos.

Foi o quinto prefeito de São Lourenço a ter merecido do povo e do prefeito Mário Mascarenhas de Oliveira, seu nome inserido na placa de uma rua, sobre o decreto nº 528 de 17 de novembro de 1981.

Mas, afinal, quem era o Dr. Rafhael Cirigliano? Era filho de Domingos Antônio Cirigliano e Anna Rosa Armando Cirigliano. Nasceu em Juiz de Fora a 7 de janeiro de 1897. Fez o curso ginasial a do Instituto Gamom de Lavras. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro a 12 de dezembro de 1919. Formado, foi nomeado pelo governador Arthur Bernardes delegado de polícia de Cristina.

Tempos depois volta à advocacia. Foi professor do Colégio Lucindo Filho. A 17 de abril de 1922 casou-se com Clarita Gouvêa Pessoa de Mello. São seus filhos: Rafael, Lais, Eunyce.

Em 1928, foi professor de psicologia educacional na Escola Normal Modelo de Juiz de Fora, criada pelo Dr. Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.
Em 1936, e elegeu-se Vereador à Câmara Municipal de Juiz de Fora, mandato exercido até novembro de 1937, quando dissolvidas as Câmaras, foi instituído o Estado Novo. Enfim, em 1944 mudou-se para o Rio de Janeiro.

A 30 de dezembro de 1963, sua terra natal homenageou-o outorgando-lhe o título de “Cidadão Benemérito de Juiz de Fora”.

Doutor Rafhael Cirigliano faleceu no Rio de Janeiro a 1 de dezembro de 1966. Para nós ele estará sempre vivo, parte integrante de nossa história.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br