07:44hs
Segunda Feira, 08 de Agosto de 2022

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1669
Opinião
23/06/2022 11h26

Festival Viola da Terra tem sãolourenciano entre os primeiros selecionados

O músico Gustavo Costa vem se destacando no cenário da viola no Sul de Minas e em outras regiões do país

 

 Brenda Violeira Do Pantanal (MT), Júlio Caldas (BA) e Gustavo Costa no palco do Festival Viola da Terra

Por Gislene Vilela

    Aconteceu a 2ª edição do Festival Viola da Terra, de 15 a 19 de junho, na cidade de Campinas (SP). O evento busca trazer a grande diversidade atual da viola e contribuir para equalizar o segmento numa perspectiva inclusiva e não competitiva. Apresenta também o rico universo da música instrumental de viola, movimento musical que a cada dia cresce nas capitais e interiores.

Natural de São Lourenço, músico, professor e violeiro, Gustavo Costa ficou selecionado entre os 6 primeiros no edital que contou com a inscrição de mais de 50 violeiros de diversas regiões do Brasil.

Alguns dos critérios de avaliação foram: trajetória do (a) violeiro (a) e sua relação com a viola; desenvoltura, musicalidade, interpretação, técnica e performance; diversidade, criatividade e repertório proposto, entre outros.

No Centro Cultural Casarão, dia 19/06, Gustavo dividiu o palco com Júlio Caldas (BA) e Brenda Violeira Do Pantanal (MT). “Foi uma grande alegria ficar entre os 6 selecionados desse sensacional Festival Viola da Terra. Um festival que expõe toda diversidade e possibilidade desse instrumento mágico que é a viola caipira”, declarou o músico. “Feliz de poder levar a sonoridade da viola mineira e o nome de São Lourenço para esse grande evento”, concluiu.

  

Com mais de 50 violeiros de todo Brasil, Gustavo Costa ficou entre os 6 selecionados no Festival

Orquestra de Violeiros de São Lourenço

Gustavo Costa é fundador e regente da Orquestra criada em junho de 2015, um trabalho pioneiro na cidade e região. Marcou o início da trajetória a primeira apresentação intitulada “Entardecer com Viola”, no dia 26 de setembro do mesmo ano, na Catedral de Bambu do Parque das Águas.

Atualmente é composta por 18 integrantes de várias idades e diferentes profissões. Com participações através dos shows nos mais variados eventos da cidade e região procura manter viva a cultura tradicional da música sertaneja raiz e a paixão pela moda de viola.

O primeiro DVD ao vivo da Orquestra foi gravado na Estação Ferroviária de São Lourenço, dia 07/04/2018, proporcionando ao público viajar no tempo e na história.

          A Diretoria de Cultura de São Lourenço com anuência dos seus detentores junto ao Conselho Municipal do Patrimônio realizou o registro da Orquestra como um bem cultural imaterial do Município.


Créditos de fotos: Eliezer Carvalho e Tribus Studio.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG