19:46hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Opinião
16/10/2014 15h39

O Colaborador Diplomata nas empresas: o novo talento organizacional

Marcelo Arteiro

Por Marcelo Arteiro

Vivemos, já há algum tempo, um período de transição, de uma sociedade industrial, centrada no consumo em massa e na padronização de produtos e serviços, para uma sociedade pós-industrial, de consumo customizado, demandando produtos e serviços cada vez mais personalizados. Esta mudança econômica, política e principalmente comportamental tem provocado profundas e marcantes transformações na forma de gestão do capital intelectual das organizações.

Até bem pouco tempo atrás, um futuro candidato à admissão em uma determinada organização, deveria provar ao seu empregador, que, além da competência técnica requerida para o cargo ou função pleiteada, reunia experiência comprovada para exercer este cargo na empresa. Experiência esta, muitas vezes, oriunda de atividades repetitivas, que pouco ajudava a desenvolver de forma substancial e criativa, o intelecto deste colaborador. Hoje, entretanto, como as empresas estão inseridas em um contexto de competitividade, incertezas e principalmente ambigüidades, a exigência da experiência, embora, ainda requerida na maioria das empresas, passa gradativamente a ser substituída pela capacidade do indivíduo lidar com inédito, algo que ainda não foi vivenciado e por isto muitas vezes não inteiramente compreendido. Desta forma, as empresas de vanguarda nos seus respectivos setores de atuação procuram profissionais com extrema imaginação, criatividade, capacidade de articulação para a construção coletiva de conhecimentos e habilidade de inovação, como características imprescindíveis aos futuros colaboradores do seu quadro funcional neste século 21.

Os novos e dinâmicos desafios organizacionais que as empresas neste cenário de competição global são submetidas moldam e fazem emergir um novo talento nas organizações; o colaborador diplomata, aquele que sabe conviver harmonicamente com os paradoxos organizacionais dentro das empresas, agregando valor de forma crescente e sustentável ao meio corporativo em que vive. Este novo tipo de colaborador sabe identificar, ler e compreender as demandas do mercado sobre os seus serviços, alinhando de maneira sistêmica e estratégica a sua proposta de valor a proposta de valor da organização em que atua, gerando sinergia entre as mesmas e assim, potencializando os resultados organizacionais para todos os públicos envolvidos. É um profissional que sabe com maestria relacionar-se e por isso, transitar com extrema facilidade nas diversas e complexas interfaces de poder desta nova arquitetura organizacional.
Na hora de selecionar um novo colaborador para o seu quadro de funcionários, reavalie de maneira objetiva e estratégica, quais competências ele terá de possuir e desenvolver para contribuir de maneira efetiva com o sucesso do seu negócio.
Não deixe um talento organizacional passar despercebido pela sua empresa!
Pense nisto!
Sucesso e Boa Sorte!

Marcelo Arteiro* - Mestre em Administração de Empresas pela UFLA/MG. Consultor Empresarial e Palestrante Organizacional. Liberdade/MG.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG