03:23hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Opinião
20/11/2014 10h40

O Golpe se avizinha!

Odilon de Mattos Filho

Por Odilon de Mattos Filho

É de conhecimento de todos que a oposição se preparou como nunca para derrotar os trabalhistas nessa última eleição. Comandada pela “mídia nativa” os neofascistas utilizaram de todas as armas sujas para tentar voltar ao Poder, porém, uma vez mais, o povo de forma livre e democrática escolheu pela continuidade de um governo popular e democrático.

No entanto, os senhorzinhos da Casa Grande não se deram por vencidos e insistem com falsos argumentos. O primeiro é à tentativa de deslegitimar a grandiosa vitória de Dilma com o sofisma do Brasil dividido ao meio; o segundo é a história de que houve fraude eleitoral, e agora vislumbram um “terceiro turno”, que poderá ser com a rejeição da Prestação de Contas da Coligação da Presidenta Dilma, ou por meio do impeachment se valendo da Operação Lava-jato, para tanto, a oposição conta com a conhecida infidelidade do PMDB, e ao fato de que o novo Congresso Nacional é um dos mais conservadores dos últimos tempos, ou seja, os ingredientes para uma ruptura institucional estão prontos.

Aliás, sejamos justos, realmente, a direita conservadora está muito bem articulada, inclusive, com setores e autoridades estratégicas.

Primeiro, foi o caso envolvendo o Juiz Sérgio Moro que deixou vazar parte do conteúdo da delação premiada do réu Alberto Youssef, na reta final das eleições, e agora, vem à tona a matéria da jornalista Júlia Duailibi, do “Estadão”, dando conta, dentre outras coisas, do ativismo dos Delegados da Polícia Federal(PF) do Paraná, que atuam na Operação Lava-Jato, e que usaram as redes sociais para compartilhar propaganda eleitoral do candidato Tucano reproduzindo reportagens com o conteúdo da delação premiada do citado réu.

A propósito, essa notícia, malgrado demonstrar o aparelhamento de parte da PF pelo PSDB, nos afigura gravíssimo, e nos autoriza a pensar que quem vazou os depoimentos de Alberto Youssef para a imprensa foi à própria PF do Paraná, fato, que não é exceção, pois, a PF cansou de vazar informações contra o PT, o que mostra, também, a falta de comando e incompetência do Ministro Eduardo Cardoso. Agora, “coincidentemente”, após, a citada matéria, vem à espetaculosa prisão dos envolvidos no escândalo da Operação Lava-jato. Mesmo com a afirmação dos Procuradores de que o esquema existe, desde 1999, (governo FHC) não temos dúvidas de tudo isso está cheirando muito mal, o que mostra que a direita não está blefando.

E realmente o perigo é iminente, pois, até parte do Ministério Público e do Judiciário que, deveriam se articular num sistema de freio e contrapesos, estão, em tese, em sintonia com essa política golpista. O Procurador da República Davy Lincoln Rocha, de Santa Catarina, que está sendo investigado pelo CNMP, chegou ao ponto de escrever uma “Carta Aberta” sugerindo a intervenção militar e o apoio dos EUA no golpe. E agora, para fechar o cerco, o Presidente do TSE, de maneira surpreendente, indicou o Ministro Gilmar Mendes, declaradamente, antipetista, como o novo Relator do Processo de Prestação de Contas da Coligação da Presidenta Dilma. É o golpe Paraguai!

Aliás, sobre o ativismo político dos órgãos públicos, vale citar o jornalista Miguel do Rosário: “...O mesmo setor da PF, sob orientação dos mesmos promotores do Ministério Público e da mesma Justiça, desencadeiam uma operação espetáculo, com uma cobertura intensa da mídia, para prender figuras graúdas de empreiteiras que fizeram negócios com a Petrobrás, além de um ex-diretor da estatal, Renato Duque...Não se fala mais de nenhum outro partido, deixando claro que a operação midiática, sensacionalista, pode ser o primeiro grande ataque ao governo desencadeado a partir da “República do Galeão” do Paraná....O núcleo de procuradores, agentes da PF, o juiz Sério Moro, o senador Alvaro Dias, além, é claro, do cartel midiático, não parece interessado numa investigação isenta e eficiente sobre os desvios na Petrobrás. O objetivo é derrubar o governo...”

Assim, e frente a esse nebuloso cenário, cabe ao Governo não pagar pra ver, pois, a direita conservadora conluiada com certos setores do poder já demonstrou do que é capaz. Dessa maneira, se faz imperioso que o PT mobilize, desde já, os movimentos sociais, sindicais e todas as forças progressistas da sociedade para impedir o golpe que se avizinha. Não podemos esquecer que a nossa democracia é incipiente e imatura, e as instituições se mostram vulneráveis, portanto, todo cuidado é pouco. “Trabalhadores do Brasil, uni-vos...!”

Odilon de Mattos Filho
odilondemattos@gmail.com
Andrelândia/Mg

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br