02:26hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Opinião
01/08/2013 14h57

O peso da idade

Bebeto Andrade fala sobre o grande momento na vida do ser humano.

por Bebeto Andrade,

de Cruzília/MG

 

Antigamente a idade, ou o excesso dela, era acusada de quase tudo, inclusive de obesidade. O “peso da idade” era apontado como a causa incontestável das dores na coluna, da vista cansada e da falta de memória. Outra acusação: dizia-se que os mais velhos eram conservadores por instinto e que suas ideias políticas mais avançadas vinham da época de Getúlio Vargas, quando muito de Juscelino.

Cantar, dançar, namorar, praticar esportes, todas essas atividades eram consideradas impróprias para, digamos, maiores de sessenta anos, e não havia outra alternativa além do crochê para as mulheres e do baralho para os homens. Na prática, as pessoas não se aposentavam simplesmente, eram compulsoriamente aposentadas de seus afazeres, de seus gostos, de suas ideias, de sua vida. Havia, claro, uns poucos que desafiavam o isolamento social, mas eram exceções que confirmavam a regra, um toque de extravagância na normalidade de um mundo criado à imagem e semelhança dos jovens.

O problema é que esses jovens envelheceram, como sempre acontece, e passaram a lutar por seus direitos mais elementares, principalmente o direito a uma vida feliz. Os mais jovens não se lembram, mas os aposentados já fizeram passeatas, protestaram no Congresso e enfrentaram a polícia, num tempo em que era difícil protestar contra o que quer que fosse. Depois se organizaram em clubes e grupos da terceira idade, inventaram uma nova forma de conviver com o tempo e viraram tema de congressos de medicina e dissertações acadêmicas. Tudo sob o peso da idade e com ideias políticas bem lúcidas.

Em Cruzília, o grupo da terceira idade já provocou polêmica, quando promoveu um forró na antiga VIP. O motivo? Devido ao sucesso, os bailes começaram a atrair jovens e adolescentes, que ameaçaram desvirtuar um pouco a intenção inicial dos organizadores. Não houve nenhum tipo de discriminação, mas uma coisa ficou clara: muitos jovens não resistem aos encantos e ao molejo da experiência.

Hoje o grupo Bem Viver da terceira idade realiza viagens turísticas, estimula exercícios físicos e promove forrós. Pode parecer pouco para quem tem menos de vinte, ou de trinta, ou mesmo de quarenta, mas são atividades que exigem uma boa disposição e muita, muita vontade de viver. Talvez tanta vontade de viver como demonstrou Bety Faria, a atriz de setenta e dois anos que foi de biquini à praia e recebeu críticas de alguns jovens.

Quanto a mim, acho que só existe uma coisa pior que a censura aos jovens, e é a censura a uma pessoa de idade. Afinal, parafraseando Drummond, só quem carrega o “peso da idade” sabe o trabalho que dá merecê-lo.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG