04:23hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Opinião
14/07/2012 10h51

Opinião A cultura organizacional

A cultura organizacional

A cultura organizacional e o desenvol-vimento de competências atemporaisnas organizações do século 21

Vivemos em uma era de grandes turbulências e incertezas, sendo que a única constante neste ambiente de total instabilidade é a certeza da mudança, como já vaticinava o filósofo Heráclito, há cerca de 2500 anos.

A habilidade de se reinventar pessoal e profissionalmente, de se superar quando desafiado, alterando a sua interface de relacionamento com o mercado, além de uma formação acadêmica eclética, que contemple várias áreas do conhecimento humano tornaram-se características extremamente valorizadas pelas empresas atualmente. Aliadas a estas características se somam as competências de relacionamento, capacidade de argumentação, habilidade de resolver problemas de natureza complexa e de difícil estruturação, curiosidade intelectual, proatividade na execução de tarefas, habilidade de negociação, visão sistêmica dos fatos e acontecimentos, juntamente com a capacidade contínua de aprendizado, dentre outras habilidades interpessoais e intrapessoais. São competências que sempre diferenciaram os indivíduos portadores de tais características e que neste início de século 21 colocam as pessoas portadoras destas qualidades em uma posição de destaque nas empresas e corporações em relação aos seus pares.  Dentre estas competênci
as denominadas de atemporais, pois não se tornam obsoletas com o decorrer dos anos, ou são descartáveis com o seu uso contínuo, uma das mais exigidas no mundo corporativo na atualidade é a capacidade de liderança!

O líder é aquele que principalmente entende e gosta de pessoas! Sabe lidar com serenidade e conviver de forma harmônica com os paradoxos da vida. Tem a cabeça e os olhos no futuro, porém jamais perde a conexão com a realidade que o cerca. Uma das peculiaridades marcantes da personalidade de um líder é gerar valor positivo para todos os stakeholders da empresa, isto é, para todos os públicos que se relacionam com a organização e não somente para os shareholders, ou seja, os acionistas. Possui a habilidade para identificar talentos e potencialidades dentro de seu grupo e sabe como envolvê-los, motivá-los, engajando-os nos objetivos organizacionais de forma saudável e natural, conseguindo resultados sustentáveis não só através das pessoas, mas principalmente junto com elas. Alguém que possui uma visão ampliada da realidade e sabe compartilhá-la com os demais, vislumbrando oportunidades, onde a maioria vê somente ameaças e dificuldades.

Atualmente, fala-se muito em crises, falta de oportunidades, desemprego, fechamento de empresas e cancelamento de vagas.

Como consultor, acredito francamente, que os profissionais que apresentarem um comportamento semelhante ao relatado no texto acima, sempre estarão à frente dos seus pares.

Estes profissionais sempre serão requisitados, pois são dotados de competências atemporais. Entretanto, para que estas competências venham a ser desenvolvidas em uma organização é preciso mudar o modelo mental dos seus gestores e principalmente realizar uma mudança cultural nas empresas. Assim sendo, a cultura organizacional deve privilegiar o cultivo da diversidade e da pluralidade na construção das equipes de trabalho, estimulando o conflito criativo de diferentes pontos de vista ao redor de um problema que a organização se proponha a resolver. O fomento a criatividade e a inovação de ser realizado em todos os níveis hierárquicos da corporação, premiando aquelas idéias que se mostrem inovadoras dentro da proposta de ação destas empresas, sendo tolerante a eventuais erros, que muitas vezes são inevitáveis na busca por soluções inéditas dentro do ambiente organizacional.

Somente assim, as empresas conseguirão desenvolver um diferencial competitivo sustentável no concorrido mundo dos negócios contemporâneos, ou seja, ter a sua disposição uma equipe qualificada e extremamente motivada trabalhando em projetos desafiadores.  

Pense nisso!

Sucesso!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG