16:59hs
Segunda Feira, 13 de Julho de 2020

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1447
Correio do Papagaio - Edição 1454
Opinião
07/05/2015 10h09

Perguntas essenciais na escolha da carreira profissional

Marcelo Arteiro

Por Marcelo Arteiro*

 

Frequentemente, como professor e palestrante corporativo, sou indagado por alunos e até mesmo professores, sobre o que é mais importante na escolha de uma carreira profissional? Costumo dizer a todos, que o primeiro passo para uma escolha mais assertiva, isto é, mais consistente, começa pelo genuíno autoconhecimento. Neste caso, as perguntas certas, são tão ou mais importantes e diretivas do que as próprias respostas, que depois de devidamente lapidadas e contextualizadas podem oferecer uma maior clareza sobre o nosso referencial interno e desta forma, sinalizarem uma direção mais segura e legítima durante uma escolha profissional.

Assim sendo, comece com as seguintes indagações:

Qual o meu sonho?

O que me move?

O que faz o meu “olho brilhar”?

O que me faz feliz?

O que você faz que, que te dá um imenso prazer em fazer, e que você até mesmo pagaria para fazer, ao invés de receber para fazê-lo?

O que você faz que, além de lhe proporcionar um imenso prazer em fazer e nem sentir o tempo passar, as pessoas ao seu redor reconhecem que você faz bem, com excelência, muito acima da média dos outros?

Onde você sente, (em que área ou atividade), mesmo de forma intuitiva, que você pode fazer a diferença para melhor na sua vida e na vida dos que estão ao seu redor?

Converse com o seu grupo de referências, ou seja, as pessoas que convivem com você no seu dia a dia, elas lhe serão de grande ajuda, pois os nossos dons e talentos, na maioria das vezes, são muito mais visíveis aos olhos dos outros do que aos nossos próprios olhos. Procure profissionais especializados e experientes na área de orientação vocacional, analise todos os aspectos possíveis para não “jogar o peso” de uma decisão respaldado apenas em uma única variável.

Por fim, não se deixe iludir por carreiras ou “profissões da moda”. Estas, em minha opinião, são como cometas luminosos, que despontam no céu com grande brilho e rapidez, causando deslumbramento e chamando a atenção de todos, porém logo passam e muitas vezes caem rapidamente no esquecimento, isto é, tornam-se logo ultrapassadas ou obsoletas e na maioria das vezes nada têm a ver essencialmente com a sua identidade vocacional.

Escolha algo que motive você todos os dias a acordar de manhã cedo e sentir-se vivo e feliz!

Pense nisso e excelentes escolhas!

Sucesso e boa sorte!

 

*Marcelo Arteiro* Consultor Empresarial e Palestrante Organizacional

Mestre em Administração de Empresas pela UFLA. Liberdade/MG.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG