03:09hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Opinião
12/06/2018 16h24

SEBASTIÃO INÁCIO DE SOUZA

Nossa Gente , Nosso Orgulho - Por Teresinha Maria Silveria Villela

Na localidade denominada “Porto Alegre”, município de São Lourenço, nasceu Sebastião Inácio de Souza, a 11 de dezembro de 1918. Era o 5º filho de João Inácio de Souza e Maria Moura de Souza, fazendeiros na região.

Com a morte do pai, por volta de 1940, a fazenda foi dividida entre os 12 filhos do casal. Sebastião, criado no meio agrícola, viu-se obrigado a comprar uma gleba que, anexada às terras herdadas lhe proporcionassem mais espaço para o trabalho.

Construiu silos, moinho e casa, passando de simples servente à pedreiro. Em seguida aprendeu todo trabalho de armador, carpinteiro e engradador. Trabalhando por necessidade, dada a escassez de mão de obra, começou a sentir prazer no novo trabalho e aos poucos ver aflorar sua verdadeira vocação: a engenharia.

Esta vocação, entretanto, foi sufocada pelas dificuldades que a vida pôs em seu caminho. Mais tarde, deixou o campo e mudou-se para a cidade; talvez em busca de seu ideal ou, apenas, procurando melhorar de vida, já que o trabalho no campo não o satisfazia.

Em 1942, a 28 de julho, casou-se com Maria Aparecida Sciani, união que durou 55 anos e lhes deu 4 filhos: Ivonete, professora; João Ivan, chefe da contabilidade do SAAE; Antônio Ivo, engenheiro civil, radicado em Londrina e Íverson, engenheiro civil residente em São Lourenço. Sua família foi acrescida de 6 netos: Luiz Sergio, Fernanda, Vanessa, Pedro Ivo. Flávia e Miguel Inácio.

Em 1944, Sebastião Inácio assumiu as obras do Hotel Eldorado, sua primeira construção em São Lourenço.

Montou também uma olaria que fornecia tijolos para suas obras na cidade. Nessa época eram poucos os engenheiros aqui radicados.

Sebastião tinha grande facilidade em projetar e calcular, mas, desprovido de vaidade acatava conselhos dos mais experientes, entre eles o Sr. Antônio Alemão, especialista em grandes estruturas de concreto e respeitado profissional.

A cidade crescia e seu prestígio também. Seu nome figurou nos projetos de construção do Cine Vogue, 1955; Quadra Charlo Lage, 1964; reforma do Colégio Imaculado Coração de Maria, 1963; Hotel Regência, 1973; Clínica São Lourenço, 1979; Escola Ismael Junqueira de Souza,1965, Mercearia Gomes, Ed. Amélia Sabra,1973; Ed. Santa Vigínia, 1980 e muitos outros.

Reformou a APAE em 1973 e 1975, atualizou a planta cadastral do Parque em 1976.

As cidades vizinhas reconheceram seu valor e seus projetos se estenderam a Soledade de Minas na construção da Escola Estadual, projeto do Clube Recreativo de Aiuruoca, Clube Recreativo de Conceição do Rio Verde, Cúpula da Igreja de Nhá Chica em Baependi e muitos outros.

Para assinar tão importantes projetos conseguiu o seu credenciamento no CREA- Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, sob o numero 2611/LP como técnico construtor e projetista, reconhecimento de seu trabalho e capacidade.

A 31 de dezembro de 1979 recebeu significativa homenagem da Câmara Municipal de São Lourenço por sua colaboração na ampliação do acervo cultural “Conselheiro José Fontes Romero”

Sebastião Inácio era um homem educado, agradável, alegre, realizado. Era um profissional responsável, honesto e digno. Sabia orientar seus clientes, aconselhar e até mudar suas opiniões sem magoar ou desiludir. Apesar de ter projetado residências de grande beleza, sua própria casa era singela e simples como seu próprio modo de ser.

Sebastião Inácio de Souza faleceu a 5 de maio de 1997. Construtor de tantas obras que marcaram época no progresso da cidade, não acumulou fortuna nem bens materiais. Deixou para a posteridade a certeza que a inteligência e a força de vontade são molas que impulsionam o homem, proporcionam-lhe respeito e credibilidade e gravam seu nome em letras douradas na grande galeria dos reverenciados pela admiração de sua terra natal.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG