“O agressor poderia ter sido no passado o agredido que passa a ser o novo agressor”
Por Gilclér Regina
Com uma boa dose de certeza me arrisco a dizer que você já se deparou com um chefe tanque, um colega granada, um amigo dinamite ou um empregado chorão.
Lidamos o tempo todo com figurinhas difíceis que tem comportamento desagradável, muitas vezes neurótico que faz o nosso sangue ferver.
Não é por acaso que nos dias atuais as pessoas ficam “com raiva” frequentemente e irados revidam na mesma moeda.
É a lei do “Talião Moderno” ou seja, de reciprocidade rigorosa, onde gritaria se paga com gritaria, xingamentos são devolvidos, agredimos a quem agride numa sucessão infinita de hostilidades.
Mas quem deu o primeiro tiro nessa guerra de nervos? Pare para refletir se o tanque do chefe, a granada do colega, a dinamite do amigo ou o choro do funcionário não está dentro de você? Será que a pessoa que está te agredindo não está “apenas” dando o troco por algum desaforo passado?
Para aprendermos a lidar com pessoas, precisamos antes nos conhecer. Na maioria das situações de conflito não existem apenas anjos e diabos. A relação humana nunca é tão simples, passando por infinitas variações.
Ser líder nesse momento é aceitar as diferenças individuais e trabalhar estes para o potencial de toda equipe. Afinal, nos conflitos, percebemos que o agressor de hoje pode ter sido o agredido no passado.
Somos seres humanos, somos singelos, carregamos defeitos e qualidades. Tendemos porém a enxergar mais defeitos dos outros e a destacar mas as nossas qualidades..
Em momentos de tensão, o malvado sempre será o nosso oponente, porém, ele acha a mesma coisa de nós. O conflito nasce aí, justamente dessa mistura explosiva de percepções e temperamentos.
Resultado da ópera: um simples desentendimento pode gerar uma sangrenta batalha. Essa é uma reflexão para olharmos mais dentro de nós antes de colocar o foco no outro.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina - palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 3.000 palestras realizadas no Brasil e em outros países.