14:49hs
Terça Feira, 02 de Junho de 2020

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1439
Correio do Papagaio - Edição 1442
Opinião
21/07/2016 15h28

Tenha paixão pelo seu trabalho

Por Eduardo Shinyashiki*

Por Eduardo Shinyashiki*

Ao refletir sobre quanto o trabalho ocupa em grande parte da vida, é possível perceber que as pessoas passam, em média, oito horas por dia, durante cinco dias por semana, ou até muito mais tempo dedicando toda a atenção, energia e ideias à determinada função.

Quando essa dedicação se torna obrigação, ela passa a ser um peso. Nesse caso, vale a pena refletir sobre o que se gosta e deseja realizar, afinal é muito tempo investido no trabalho para que ele seja simplesmente descartado quando acaba o expediente. É fundamental a busca por aquilo que motiva e cativa, mesmo que as coisas não aconteçam no ritmo e da maneira que se deseja.

Com certeza, fazer uma reflexão sobre o tema “paixão pelo que faz” é um pouco mais complexo e profundo do que parece, já que o desemprego continua sendo um problema no Brasil. Porém, se for esperar para agir até que todas as condições estejam ideais, você nunca irá atrás dos seus sonhos e daquilo que realmente trará realização.

O trabalho dos sonhos nem sempre é possível de imediato, mas isso não significa que é preciso desistir dele ou deixar de demonstrar talento em outros trabalhos, pois eles fazem crescer e aperfeiçoar habilidades para chegar cada vez mais próximo à profissão desejada. Podem existir momentos em que é preciso tempo para amadurecer e fortalecer o autoconhecimento, além de sabedoria e humildade para trilhar o caminho e subir cada degrau necessário.

Até a profissão dos sonhos possui aspectos repetitivos, estressantes, muitas vezes chatos e pouco divertidos. Por isso, a reflexão sobre o amor pela carreira vai além do trabalho ideal e perfeito. Lembre-se, qualquer emprego pode dar satisfação, aprendizado e promover o crescimento, mesmo que não seja aquele o almejado. O importante é se dedicar, aprender e compreender que as experiências profissionais fazem parte do caminho para chegar ao propósito maior.

É importante entender que a paixão, no seu significado geral, é um sentimento profundo que te impulsiona a definir objetivos desafiadores e a usar a criatividade para atingi-los, determinando as transformações que se deseja, seja no trabalho atual ou na busca da carreira que mais expressa nossas potencialidades e talentos.

Apaixone-se todos os dias pelo que você faz. Olhe para o objetivo e não para os obstáculos. Dessa forma, encurtará o caminho entre o sonho e a realidade e poderá fazer plenamente tudo aquilo que ama.

*Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação. www.edushin.com.br.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG