20:13hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Passa Quatro - Notícias
23/10/2018 11h36

Corporação Musical Santa Cecília

121 anos de história junto a Escola de Música Carlos Gomes

No dia 20 de outubro a Corporação Musical Santa Cecília de Passa Quatro comemora 121 anos de sua criação. Mais de um século de muita história, levando momentos de alegria, cultura e festividade por onde passa.

A Corporação engloba a Escola de Música Carlos Gomes e a Orquestra Sinfônica que realizam trabalhos que despertam o interesse dos jovens pelo aprendizado da música, proporcionando a eles a oportunidade, no decorrer do aprendizado, de participar da Banda Musical e da Orquestra Sinfônica. Hoje, juntas a Banda e a Orquestra contam com 45 integrantes.

A Orquestra Sinfônica começou em 2016, com a extinção da Escola de Cordas Clássicas de Passa Quatro, a Corporação acolheu os alunos da Escola e os instrumentos, começando assim, a ampliação de suas atividades no ensino da música com professores especializados em instrumento de cordas (Violino, violoncelo e viola de arco), formando assim a tão sonhada Orquestra Sinfônica de Passa Quatro que fez sua estreia no Passa Quatro Canta em abril de 2017.

Segundo o presidente da Corporação, Jean Paul Cartier, as atividades da Orquestra começou no início de fevereiro de 2017, tendo 46 inscrições, sendo 28 inscrições de jovens na faixa dos 8 aos 18 anos e no segundo semestre, foram 57 inscrições sendo 42 inscrições de jovens na faixa dos 8 aos 18 anos, totalizando103 inscrições. No início do ano de 2018 abrimos novas inscrições e chegamos a ter este ano 202 alunos. Hoje, entre alunos e músicas dentro da Corporação, há cerca de 150 participantes. “Com as inscrições atingimos nosso público alvo. Destes inscritos, os que mais se destacaram foram introduzidos na banda e na orquestra. Os demais alunos estão em desenvolvimento no aprendizado do instrumento escolhido, sendo assim, a Corporação Musical Santa Cecília e Escola de Música Carlos Gomes desenvolve um trabalho social ocupando e afastando os jovens do mundo fatídico das drogas e similares.”, conta o presidente.

E neste ano, a Corporação ganhou um presente com uma nova sede “Escola de Música Carlos Gomes”, localizada na Rua Cabo Deodato, 40 – Centro. Uma casa de Cultura, cedido pelo Conselho do Patrimônio Histórico que será utilizado para as aulas, ensaios, armazenamento dos instrumentos, documentações atuais, históricos e demais acessórios.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br