23:20hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Passa Quatro - Notícias
02/07/2016 12h19

Festival de gastronomia impulsiona turismo e economia de Passa Quatro

O evento reuniu mais 10 mil pessoas e contou com o melhor da gastronomia e da música


Os pratos são preparados nos estandes dos restaurantes/Fotos: Jorge Marques

Por Jorge Marques

Gastronomia misturada a uma boa música. Esses foram os principais ingredientes da receita da oitava edição do Festival de Gastronomia Passa Quatro Gourmet, realizada entre os dias 26 e 29 de maio. Adicionado a um ambiente glamoroso e familiar, o evento vem se tornando uma referência na gastronomia, turismo e cultura de Minas Gerais.

O Festival de Gastronomia reuniu os principais restaurantes da cidade em um espaço localizado próximo da estação ferroviária. Os restaurantes puderam mostrar o que eles têm de melhor para a população de Passa Quatro, cidades circunvizinhas, do Estado do Rio de Janeiro e São Paulo.

Quatro oficinas gastronômicas reuniram renomados Chefs das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo: Chefs Eliel Fernandes, Jonathan Caroba e Carina Cardoso, além da Chef Renata Parodi. O objetivo da oficina foi agregar valores à gastronomia de Passa Quatro.

O palco montado no local do evento trouxe importantes nomes da música e valorizou os artistas locais, além da realização de oficinas culturais. Tanto a gastronomia, quanto a programação agradou a crianças, jovens, adultos e idosos.

A vendedora da cidade de Cruzeiro, São Paulo, Fabiana Rufino, estava ansiosa por uma foto com a banda Demônios da Garoa. Ela não tinha palavras para descrever seu encantamento com o evento. “É a primeira vez participo. Só tenho a dizer que essa festa é maravilhosa e a comida é excelente. Minha cidade deveria promover evento como este, pois lá não temos nada parecido”, elogiou.

   
   

 

Para o prefeito da cidade, Paulo Brito, o VIII festival de Gastronomia, superou a expectativa da organização realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico. “Tivemos a participação de mais de 10 mil pessoas nos dias de evento. Congregarmos música e gastronomia para desenvolver o turismo e a cultura de nossa cidade. Queremos que esse festival de gastronomia evolua cada vez mais. No próximo ano não será mais possível realizar o evento nesse espaço. Precisamos aumentar a área dele e mudar o palco de lugar, pois já não cabem todos os participantes” disse o gestor.

Economia e gastronomia

Muita comida boa foi ofertada ao público do Festival Gastronômico. Um dos restaurantes presentes é uma casa de massas, localizada próxima à entrada da cidade. No cardápio tinha pizza, talharim e espaguete. Os sabores das pizzas eram os mais variados. O talharim e espaguete vinham acompanhados de quatro tipos de molhos, a escolha do cliente.

Para o proprietário dessa casa de massa, Flávio Penedo Moreira, o evento é um cartão de visita. “Tenho o restaurante há dez anos aqui em Passa Quatro e participo desse festival desde a primeira edição. Antes meu restaurante era tido como uma mera pizzaria e aqui pude apresentar as variedades do meu cardápio e virar referência na cidade”, contou.

   
   

 

De acordo com Flávio Penedo Moreira, o momento propicia uma renda extra para os empresários do ramo. “Somente a venda que fazemos no Festival de Gastronomia, conseguimos renda para manter o restaurante na época de baixa temporada. Começamos a servir as refeições às 12h e somente às 5h do outro dia é que paramos. Trabalhamos em ritmo intenso o tempo todo. O evento começou na quinta-feira, 26, mas já estávamos instalados e servindo neste local desde a quarta-feira, 25”, disse.

Shows musicais

Todos os dias do evento houve shows musicais. No primeiro dia foram três apresentações: Coral Feliz Idade, Corporação Musical Santa Cecília e Orquestra de cordas clássicas, ambos de Passa Quatro. Ainda teve show musical com Gabriel Lima e Banda e com o quarteto “Em Pauta”.
No segundo dia se apresentaram Wolf Borges e Elder Costa. No terceiro dia a música ficou por conta dos Demônios da Garoa e João Júnior. Para encerrar a programação de shows, no domingo, foi realizado um almoço musical com Will Musical e a noite foi a apresentação de Bruno Rocha e Banda Pindorama.

A atração que mais animou o público foi a Banda Demônios da Garoa. Com 73 anos de estrada, foi a segunda apresentação da banda em Passa Quatro. Sérgio Rosa, Ricardo Rosa, Canhotinho do Cavaco, Dedé Paraíso e Isael Caldeiras tocaram músicas dos mais variados estilos musicais com arranjos de samba. O quinteto, durante mais de uma hora, tocou músicas de Adoniran Barbosa, Paralamas do Sucesso, Luiz Gonzaga, Molejo, Jair Rodrigues, Tim Maia, Marchinhas de Carnaval, entre muitos outros, o que fez o público dançar.

Para Sérgio Rosa, filho do fundador dos Demônios da Garoa, o público atendeu as expectativas da banda. “A receptividade do público foi gratificante. Fantástica. Tivemos desde crianças de oito anos até idosos de 80 anos. É essa diversidade que nos mantém, o gosto pela banda passar de pai para filho. Os integrantes da banda também passam por gerações, a exemplo de mim e de meu filho, Ricardo Rosa”, disse Sérgio Rosa.



PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG