11:34hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Passa Vinte - Notícias
08/05/2014 11h36

Torneio Leiteiro é realizado com grande estilo em cinco dias em Passa Vinte

Evento teve como objetivo fomentar e estimular o agronegócio.

Completando sua 17ª edição, o Torneio Leiteiro de Passa Vinte, mais uma vez, foi um grande sucesso de público. Já tradicional na cidade, o evento, que tem como objetivo fomentar e estimular o agronegócio, foi realizado pela Prefeitura Municipal entre os dias 23 e 27 de abril, no Parque de Exposição Tebas. Segundo informações da Emater, a média geral do torneio foi de 37 kg de leite por animal / dia, um ótimo número. A premiação este ano foi de R$ 17,5 mil, contando com 12 produtores inscritos e 29 animais participantes.

Nesses cinco dias de muita festa, a população e visitantes contaram com uma grande estrutura, com stands agropecuários, palco para shows e muita animação.

No dia 23 de abril, uma quarta-feira, iniciou-se o torneio com a chegada dos animais. No dia seguinte (24), a população pode aproveitar a noite curtindo um som mecânico. No dia 25 de abril, a festa ficou por conta dos shows da banda Moda Universitária e da dupla Alan e Rodrigo. No dia seguinte (26), aconteceu a apresentação da “rainha do Torneio”, Gisela Miranda Garcia, além de shows de André Passos e de Tiago Oliveira. Finalizando as festividades, no domingo, 27 de abril, foi entregue a tão esperada premiação, às 13 horas. À noite, houve show com a dupla Jô e Samuel.

Uma novidade nesta edição do torneio foi a proibição de venda de bebidas alcoólicas destiladas durante as festividades, idealizada pela prefeitura de Passa Vinte e validada pelo prefeito Humberto Martins: “A ideia surgiu porque vimos em outros anos muitas pessoas se embriagando, principalmente jovens, e, depois que vi um desses jovens caído no chão, isso me marcou. Então essa medida veio para proteger essas pessoas. Não é uma medida que irá resolver o problema de alcoolismo no mundo e em Passa Vinte, mas se uma pessoa dessas deixa de ir para o posto de saúde, de brigar ou de encher a cara, para mim, já foi eficaz a medida”, disse.

A proibição foi apoiada por pessoas como José Rabelo, que possui um trailer na cidade: “A bebida destilada deixa a pessoa embriagada muito mais rápido, causando muita confusão”, explicou. Sandra Gallo, coordenadora do programa antidrogas “Viva Livre!”, também apoiou a proibição: “O uso de bebidas alcoólicas tem consequências físicas, mentais e morais negativas. Além disso, provoca más condutas, perdas significativas, arrependimentos, doenças e infelicidades. Se a proibição conseguir atingir pelo menos uma pessoa entre tantas, então que venham tantas proibições quanto necessárias. Bebida e saúde não combinam”, concluiu.

A medida, no entanto, foi desaprovada por comerciantes como Francisco Almeida, responsável por uma das barracas da festa: “Não tem nada a ver. Bebida alcoólica foi feita para adulto maior de 18 anos, e, a partir do momento que a pessoa é consciente do que está fazendo, do que está bebendo, não tem nada a ver. Muitos que não consumiram bebidas alcoólicas destiladas no torneio foi porque lá não tinha, mas eles trouxeram de fora, e não adiantou nada essa proibição. Eu vi muitos deles com bebidas alcoólicas destiladas lá. A proibição foi ruim tanto para o torneio como para os barraqueiros”, afirmou.

Contendas a parte, a medida parece ter surtido algum efeito, pois a UBS de Passa Vinte não registrou qualquer ocorrência relacionada com o consumo de bebida alcoólica adquirida dentro do perímetro da festa, e a Polícia Militar também não atendeu nenhum caso envolvendo jovens embriagados. Nas palavras do Sargento Edmílson de Assis: “Em relação aos anos anteriores, foi um evento bem melhor, sem problemas”.

Confira abaixo o resultado do Torneio 

Grande campeã

Vaca: Lorena / Proprietário: Marcus Rezende / Produção total: 65,330 litros de leite


Vice-campeã

Vaca: Ituruma / Proprietário: Sebastião Leme / Produção total: 57,293 litros de leite


Categoria cruzada

1° lugar - Lorena (65,330 litros de leite) / Proprietário: Marcus Rezende

2° lugar - Vanessa (57,000 litros de leite) / Proprietário: Gabriel


Categoria 4 dentes

1° lugar - Araponga (41,690 litros de leite) / Proprietário: Marcus Rezende

2° lugar - Baroneza (40,446 litros de leite) / Proprietário: Rodrigo

3° lugar - Lorena (40,015 litros de leite) / Proprietária: Maria Bernardina


Categoria até 40 kg

1° lugar ‒ Araponga (38,426 litros de leite) / Proprietária: Martha Rezende

2° lugar ‒ Garoa (37,810 litros de leite) / Proprietários: Lucas e Álvaro

Prêmio participação:  ‒ Baiana (36,800 litros de leite) / Proprietário: Fernando Marques ‒ Luciana (36,590 litros de leite) / Proprietário: João Victor ‒ Camponeza (35,790 litros de leite) / Proprietário: João Lucas ‒ Lívia (32,966 litros de leite) / Proprietário: Rhudson


Categoria curraleira até 30 kg

1° lugar ‒ Patrícia (29,110 litros de leite) / Proprietária: Maria Bernardina

2° lugar ‒ Jarra (28,833 litros de leite) / Proprietário: Gustavo Rezende

Prêmios participação:

‒ Carol (30,021 litros de leite) / Proprietária: Hemilly ‒ Guanabara (30,083 litros de leite) / Proprietário: João Filipe

‒ Luana (27,310 litros de leite) / Proprietário: Daniel e Juan

‒ Bruna (28,510 litros de leite) / Proprietária: Marcelly

 

Categoria novilha 2 dentes

1° lugar - Karina (36,692 litros de leite) / Proprietários: Guilherme e Gabriel

2° lugar - Guanabara (35,915 litros de leite) / Proprietários: Lucas e Álvaro

3° lugar - Montanha (34,839 litros de leite) / Proprietário: Marcus Rezende

Prêmio participação: ‒ Muralha (31,620 litros de leite) / Proprietário: Antônio Marcos 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br