10:13hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Passa Vinte
08/06/2010 17h14

Passa Vinte, Santa Rita do Jacutinga e Bom Jardim recebem programa da Emater-MG

Passa Vinte, Santa Rita do Jacutinga e Bom Jardim de Minas recebem programa da Emater-MG

 Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está iniciando um trabalho de implantação de 15 unidades demonstrativas de recuperação de pastagens para o gado de leite nas regionais Juiz de Fora, Cataguases e Belo Horizonte. A ação abrange propriedades rurais atendidas pelo Programa Minas Leite, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa/MG), a qual a Emater-MG é vinculada. Também tem a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa Mais Alimentos. A iniciativa, segundo o coordenador técnico regional de Juiz de Fora, Antônio Domingues, vai beneficiar produtores de nove municípios da área de abrangência da Regional Juiz de Fora, quatro da Regional Cataguases e dois da Regional Belo Horizonte.

Na região, os municípios de Passa Vinte, Santa Rita do Jacutinga e Bom Jardim de Minas serão beneficiadas com o programa. As propriedades participantes receberão insumos, tendo como base a divisão e recuperação de pastagens, a fim de que o gado se alimente melhor e produza mais leite com um menor custo de produção. “O objetivo é criar condições para produzir leite a baixo custo, utilizando mais pastagens na alimentação do gado leiteiro”, explica Domingues. Tais condições serão implementadas por meio de medidas que inclui análise e correção do solo com calcário e adubo, de acordo o coordenador técnico. Ele acrescenta que “as propriedades foram escolhidas de acordo com a disponibilidade do produtor familiar em aceitar a implementação da tecnologia e permitir a visita de interessados em conhecer a técnica empregada”.

As unidades receberão cercas elétricas e adubações, além de sementes de forrageiras diferenciadas, conforme o tipo de solo e o clima da região. “A tecnologia é antiga, mas rentável economicamente e bastante ecológica”, garante Paulino Andrade, responsável pelo programa Mais Alimentos na Embrapa Gado de Leite. “A maior cobertura vegetal e o rodízio no consumo das pastagens agridem menos a terra, diminuindo a erosão”, completa. Segundo Andrade, o projeto inclui a realização de dias de campo para cerca de 40 produtores por município, além de treinamento dos extensionistas da Emater-MG para que divulguem técnicas e auxiliem o pequeno produtor no aperfeiçoamento das pastagens.

Técnica utilizada

Através da instalação de uma unidade demonstrativa de recuperação de pastagem, toda a área do pasto é dividida em piquetes. Cada dia o animal fica em uma área e o gado se alimenta das pontas do capim, onde têm mais proteínas. Com isso, a recuperação do pasto acontece de forma mais rápida, pois os brotos restantes crescem logo. De acordo com os especialistas, ao comer apenas a primeira parte do capim, o animal fica mais nutrido, o que permite economia da ração e, portanto, o barateamento do custo de produção do leite.


Minas Leite e Mais Alimentos

O Programa Minas Leite tem por objetivo modernizar a cadeia produtiva do leite no estado. É coordenado pela Seapa e executado pela Emater-MG. As ações incluem o acompanhamento e monitoramento de propriedades produtoras de leite na parte de gestão, com vistas a melhorar a produção de leite.
“O Minas Leite visa a qualificação técnica e gerencial do pequeno produtor”, explica o coordenador técnico de Bovinocultura da Emater-MG, Feliciano Nogueira de Oliveira. Segundo Feliciano, a Emater-MG prioriza o atendimento ao agricultor que produz até 200 litros de leite por dia. “Mas aqueles que não se enquadram nesse perfil também recebem atendimento”, garante. E acrescenta: “o objetivo é proporcionar melhores condições de vida a esse produtor, com aumento da qualidade do leite que produz e da renda que obtêm”.

Já o Programa Mais Alimentos é do Governo federal, sendo desenvolvimento pelo MDA, desde 2008. Além de linha de crédito agropecuário, o programa visa investir no melhoramento de solo, pastagens, sementes e genética. “O Mais Alimentos tem uma vertente que estimula a ampliação de cultivo de alimentos básicos para agricultura familiar, com a linha de crédito, além de uma outra vertente de transferência de tecnologia e é nessa que estamos trabalhando”, fala Feliciano Nogueira ao explicar o papel do programa na implantação das unidades demonstrativas.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG