16:04hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Política
25/06/2017 21h20

Centro-direita deve ser grande vencedora em eleições municipais na Itália

Pesquisas de boca de urna indicam que as coalizões de centro-direita, incluindo um partido contrário à imigração, devem vencer o segundo turno das eleições municipais em importantes cidades da Itália. A votação foi realizada neste domingo, duas semanas após os candidatos mais populistas serem eliminados no primeiro turno em todas as grandes cidades.

Uma aliança entre o partido do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, o partido anti-imigração Liga do Norte e um partido de direita com sua base de poder em Roma parece ter vencido a disputa mais aguardada, em Gênova, cidade portuária da classe trabalhadora que sempre foi um forte reduto da esquerda.

Neste domingo, as alianças de centro-esquerda ancoradas pelos democratas do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi esperavam o apoio de eleitores que votaram nos candidatos populistas do Movimento 5 Estrelas no primeiro turno, em 11 de junho. O 5 Estrelas, que se define como um não-partido, não conseguiu ir para o segundo turno em nenhuma cidade principal, incluindo Gênova, onde vive o comediante Beppe Grillo, fundador do movimento.

As eleições nacionais para o Parlamento e o cargo de primeiro-ministro estão previstas para a primavera de 2018 na Itália. No passado, os resultados de eleições municipais nem sempre se refletiram nas eleições nacionais para escolher um novo Parlamento e o primeiro-ministro.

Mas líderes conservadores, animados com a provável vitória em Gênova e em algumas outras cidades menores neste domingo, estão enxergando os resultados do segundo turno como uma possível fórmula para uma aliança vencedora nas eleições nacionais. "Eu acho que os partidos de centro-direita podem tranquilamente continuar juntos em nível nacional também", disse o governador da região de Ligúria, Giovanni Toti, um dos líderes da Forza Italia, o partido fundado por Berlusconi.

Na cidade de Parma, no norte do país, o prefeito Federico Pizzarotti, um ex-membro do Movimento 5 Estrelas, parecia caminhar para a reeleição, segundo as pesquisas de boca de urna. Fonte: Associated Press.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br